O Orkut não vai ser deixado para trás tão cedo, principalmente se depender dos brasileiros. Após ter sido encerrada em 2014, a rede social ganhou versões “clones” como o Orkuti, que gerou polêmica na última semana, e agora o Orkutando, desenvolvido por Thiago Macieira e disponível na versão web. A rede social começou a acumular usuários desde maio deste ano e até agora soma cerca de sete mil membros. A interface é bem parecida com a do antigo Orkut, com recados, fãs, selos, depoimentos e até as populares comunidades.

Como recuperar fotos do Orkut com o Google Takeout

Orkutando também surfa na onda da ex-rede social do Google (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)



Com interface totalmente em português, o Orkutando permite fazer um cadastro rápido usando um endereço de e-mail ou pela sua conta Google. Segundo Macieira, a ideia de lançar uma rede social parecida com o Orkut — ou quase igual — foi um desafio pessoal e foram levados em consideração a interface amigável e recursos diferenciados, muitos que não existem no Facebook.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

“Baseei-me no Orkut por que gostava muito da maneira como eram as coisas por lá, as comunidades, mural de recados e por parecer uma rede mais aconchegante”, disse Macieira, responsável pelo site.

Na tela inicial, o usuário pode adicionar foto de capa e de perfil, deixando o visual personalizado. As fontes e disposições dos ícones recordam bastante o antigo Orkut: na lateral esquerda fica o menu e na direita as miniaturas de amigos e comunidades. É possível criar álbuns de fotos — que têm diferentes níveis de privacidade como acontece no Facebook —, postar vídeos, conversar através do bate-papo com os amigos e até conferir a famosa “Sorte do Dia”. Aproveite para descobrir também quem visitou seu perfil com as “Visitas Recentes”.

Perfil do usuário no Orkutando permite alterar foto de capa, status e temas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Algumas comunidades, contendo fóruns e enquetes, já estão disponíveis para acesso na rede social. Pelo Orkutando, o usuário também pode jogar

... online com apps divertidos como o Candy Crush, Big Farm e outros games de estratégia. Para completar, no perfil é permitido marcar os níveis de “confiável, legal e sexy”, atualizar status como “offline, ausente, ocupado e online” e acessar temas específicos para personalizar o plano de fundo.

O desenvolvedor afirmou ainda que até o final do ano a rede social vai lançar um aplicativo para Android, além da versão web já disponível. “Tentamos incorporar os elementos que tínhamos no Orkut, incrementando com os elementos que ajudam na privacidade e interação dos usuários na rede”, explicou. 

Como baixar fotos do antigo orkut? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo