O que deve ser levado em consideração ao comprar um drone para uma criança? Modelos mais resistentes e menores podem ser uma boa escolha. A idade da pessoa presenteada também deve ser levada em conta, já que alguns robôs voadores de pequeno porte possuem idade mínima para serem usados.

Cinco drones com câmera HD vendidos no Brasil

De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), os pilotos devem ser maiores de 18 anos. Porém, alguns modelos de brinquedo podem ser utilizados por crianças a partir de 5 anos de idade.

Modelo H-Drone C7 da Candide é indicado para crianças de 5 a 7 anos (Foto: Divulgação/Candide)


1. Tamanho e velocidade

De acordo com o site Robotics Trends, os principais acidentes com drones são causados por conta do tamanho e peso dos modelos. Por isso, o mais indicado para crianças são modelos menores, mais leves e mais lentos também. Os feitos de Plástico ABS são os que mais se encaixam nesse padrão.

Modelo Intruder Drone com Câmera Real Time é feito de plástico ABS (Foto: Divulgação/Candide)


2. Durabilidade 

Levando em conta que é um presente para uma criança, preste atenção se o modelo de drone escolhido aguenta quedas, se tem garantia ou se as peças são fáceis de encontrar. Caso contrário, é bem possível que o robô não fique ativo por muito tempo.

3. Tipo de drone

3.1. Indoor ou Outdoor

Muitos drones conseguem voar tanto dentro de casa, quanto ao ar livre. Porém, modelos desenvolvidos para ambientes indoor costumam ter uma melhor resposta de comando, enquanto os outdoor têm uma maior estabilidade no voo. Leve em consideração onde a criança poderá brincar.

3.2. Com câmera

Modelos com câmeras são boas opções para tirar fotografia, por proporcionar vista do alto da casa ou de outro ambiente. Porém, esses modelos são recomendados para crianças um pouco maiores, pois os drones costumam ter especificações melhores.

Phantom, famoso modelo de drone com câmera (Divulgação/DJI)



3.3. De brinquedo

Algumas lojas varejistas já vendem drones de brinquedo. Geralmente, eles são voltados para o lazer, são menores, alguns cabem até na palma da mão e têm preços mais baixos. O tempo de voo desses modelos gira em torno de cinco minutos.

Mini Drone Cheerson Cx 10 é um modelo de brinquedo que cabe na palma da mão (Divulgação/Cheerson)



4.  Segurança

Se seguidas as normas de segurança como sugere o manual, os drones podem ser uma boa opção de diversão não apenas para a criança, como também para toda a família. As principais observações são as condições climáticas serem favoráveis e um local seguro para o voo

... .
H-Drone R8: modelo de brinquedo da Candide, porém maior e mais pesado (Divulgação/Candide)


5.  Preço

Os robôs voadores de brinquedo costumam ter um preço um pouco mais baixo, podendo ser encontrados modelos a partir de R$ 130. Já os drones comuns são encontrados a partir de R$ 380. O custo-benefício vai depender das especificações de cada modelo, sendo indicado para crianças os mais resistentes, como já citado.

Qual modelo do drone é melhor no brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo