O Google Tradutor oferece recursos completos para quem precisa ler determinado site em português, ou outro idioma disponível, de forma simples e rápida. A ferramenta pode ser usada para traduzir sites pelo Chrome, traduzir documentos ou acessar via plugin para navegador, com apenas um clique. A dica é útil para quem gosta de ler notícias de sites estrangeiros em inglês, usar no trabalho ou até para o internauta é fã de algum conteúdo em idioma diferente e precisar acessar sites oficiais. Veja cinco dicas rápidas de como usar.

Google Translate: lista tem 12 dicas para aproveitar o melhor do tradutor

Aprenda a usar o Google Tradutor para te ajudar em sites (Foto: Reprodução/YouTube)

1. Traduzir um site da Web

Outra forma de traduzir sites inteiros é usando a página do Google Tradutor. Acesse o site e cole a URL no campo de texto à esquerda da tela. Em seguida, selecione o idioma de origem (à esquerda) e o de tradução (à direita). Caso não tenha certeza do idioma, selecione “Detectar idioma”. Confirme em “Traduzir” e o resultado será aberto em uma nova aba ou janela. É possível usar em diversos navegadores, além do Chrome, como Firefox, Safari, Opera e Microsoft Edge e Internet Explorer.

Usuário pode usar o Google Tradutor para mudar o idioma de sites (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2. Traduzir um documento

Pelo site do Google Tradutor é possível também traduzir documentos. São suportados os formatos PDF, TXT, DOC, PPT, XLS ou RTF, que dá permite abrir documentos do Microsoft Word, Google Docs, apresentações em Microsoft PowerPoint, tabelas do Microsoft Excel e mais. Para usar, selecione o idioma de origem e final e clique em “Traduza um documento”. Em seguida, clique em “Escolher arquivo” busque pelo item no PC. Confirme em “Traduzir”. O resultado virá em outra aba ou janela.

Traduza documentos usando o site do Google Tradutor (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3. Traduzir um site com a extensão do Tradutor

O Google Tradutor oferece uma extensão gratuita para instalar no Chrome, que adiciona um botão rá

... pido de tradução para sites e documentos. É possível personalizar o idioma padrão e ver o texto original de forma rápida, apenas pousando o cursor do mouse no trecho. O internauta ainda pode enviar partes do texto para abrir no site do Google Tradutor, clicando com o botão direito do mouse.
Google Tradutor também tem extensão para navegador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para usar, basta instalar a extensão e clicar no botão do Tradutor, adicionado no topo direito da tela, no seu navegador. Lá é possível traduzir a página já aberta no navegador e ver mais opções. Aproveite também para usar o Google Tradutor offline com computador, quando você não tiver Internet.

4. Plugin do Tradutor para sites

Quer que seu site ofereça opção tradução automática do Google? É possível adicionar um plugin gratuito, de forma simples e oficial, para colocar um botão no seu site. (translate.google.com/manager). Dessa forma o internauta estrangeiro que visitar sua página não precisa perder tempo com uma extensão ou site do Tradutor. Para usar é necessário adicionar a URL do site e o idioma de origem. Depois será possível selecionar alguns idiomas, ou todos os disponíveis, personalizar o modo de exibição e mais. O código final é gerado para adicionar no seu site de forma simples e gratuita.

Plugin permite adicionar botão do Google Tradutor no seu site (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O Google Tradutor é confiável? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo