O macOS Sierra chegou, e embora ainda seja um beta, tem se mostrado bastante estável. O grande problema no momento é que para usá-lo você precisa baixar uma imagem ISO enorme e quando termina o download, precisa instalar o sistema imediatamente. Mas não se preocupe, se você não tem um boa conexão de Internet para baixá-lo, ainda pode usar a conexão de um amigo ou de qualquer outro lugar com maior estabilidade. Quanto ao problema da instalação, aprenda neste tutorial como fazer para criar um pendrive com o instalador do beta publico do MacOS Sierra, para poder usá-lo onde quiser.

Como baixar o macOS Sierra

Aprenda a criar um pendrive inicializável instalador do macOS Sierra (Foto: macOS Sierra)

Passo 1. Plugue um pendrive de no mínimo 8 GB no Mac;

Passo 2. Execute o Utilitário de Disco do Mac. Para isso, pressione as teclas Command + Barra de espaço” para abrir a busca do sistema.

Nela, digite “Utilitário de Disco” (sem as aspas), e em seguida, clique no programa quando ele aparecer na lista de resultados;

Executando o Utilitário de Disco no Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na tela do Utilitário de discos, clique no item que corresponde ao pendrive. Depois, clique no botão “Apagar”.

Na pequena janela que será exibida, digite “instaladormacOS” no campo nome e escolha a opção “OS X Expandido (Reg. Cronológico”. Finalmente, clique no botão “Apagar”.

Se for necessário, autorize a operação fornecendo a senha de administrador do sistema;

Formatando o pendrive no Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Faça o procedimento de download do macOS Sierra, seguindo os passos desse outro tutorial do TechTudo. Quando o download terminar, a janela do instalador será exibida na tela;

Instalador do macOS sierra sendo executado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Abra o Finder e vá até a pasta “Aplicativos” (ou “Applications”). Dentro da pasta, procure pelo ícone do instalador do macOS Sierra e clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo.

No menu que aparece, clique na opção “Mostrar conteúdo do pacote”.

Acessando o conteúdo do pacote de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Execute o Terminal. Para isso, pressione as teclas Command + Barra de espaço” para abrir a busca do sistema.

Nela, digite “terminal” (sem as aspas), e em seguida, clique no programa quando ele aparecer na lista de resultados;

... Terminal no Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)" height="434" src="//s2.glbimg.com/ueeHuqcNDS8wl_69FN-VPpd9rXc=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/07/14/criar-pendrive-3.png" width="695">Executando o Terminal no Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Com o terminal aberto, cole o comando abaixo e pressione a tecla “enter”. Será necessário digitar a senha de administrador para continuar. Feito isso, basta aguardar até o processo terminar.

sudo /Applications/Install\ macOS\ Sierra\ Public\ Beta.app/Contents/Resources/createinstallmedia –volume /Volumes/instaladormacOS –applicationpath /Applications/Install\ macOS\ Sierra\ Public\ Beta.app –nointeraction

Executando o comando que cria o pendrive de instalação do macOS Sierra (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora que você já tem o pendrive de instalação, basta plugar ele no Mac que deseja instalar, ligar o computador e pressionar a tecla “Option” no teclado.

Com isso você poderá escolher a unidade que o seu Mac deve inicializar, neste caso, o pendrive que foi criado.

Windows, Mac ou Linux: qual é o melhor sistema operacional? Veja no Fórum TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo