O Facebook continua sua busca para aumentar a quantidade de conteúdo compartilhado em sua plataforma e, para isso, redesenhou os botões de seu plugin social. A alteração mantém a cor azul tradicional da rede social, mas substitui o logo pelo desenho da mão que normalmente acompanha o botão “Curtir”. Além disso, o site introduziu duas novas extensões para o navegador Chrome, para que os usuários possam compartilhar páginas diretamente em seus feeds ou as salvem para ler mais tarde.

Facebook anuncia mudanças no News Feed; saiba como fica o novo algoritmo

Em testes, o botão antigo gerou menos engajamento que novo formato (Foto: Reprodução/Facebook)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Segundo o Facebook, o motivo para a troca foi a fama do símbolo do Curtir, que pode ser reconhecido com facilidade e já tem um significado estabelecido. Ao contrário do botão antigo, que trazia a marca da plataforma, os usuários sabiam exatamente o que aconteceria se clicassem nele em um site externo.

“Os plugins sociais são uma das formas mais fáceis de integrar o Facebook com um site. O botão Curtir é um dos nossos produtos mais icônicos e tem mais de 10 bilhões de visualizações todo dia em várias páginas”, explica a engenheira de software Yue Cai.

A alteração foi feita após estudos internos comprovarem que o novo símbolo era mais atrativo que o anterior e gerou um número maior de engajamento. Além do Curtir, os botões de “Compartilhar”, “Seguir” e “Salvar para o Facebook” também ganharam uma nova imagem.

<b>Preciso mudar meu site?</b>

Segundo a rede social, os novos botões são compatíveis com os antigos e serão atualizados automaticamente sem que os desenvolvedores precisem alterar suas configurações em sites e blogs. Da mesma forma, novos tamanhos e opções estarão disponíveis para se adequar a páginas móveis, que são responsáveis por 30% das impressões.

Extensões do Facebook no Chrome dão acesso fácil a funcionalidades da plataforma (Foto: Reprodução/Chrome Web Store)

Outra novidade do Facebook foram dois plugins novos para o Google Chrome. As extensões, chamadas Share To Facebook e Save to Facebook adicionam novos ícones na barra do navegador que permitem, respectivamente, compartilhar qu

... alquer página diretamente no seu feed na rede social ou salvá-las para ler depois em qualquer dispositivo sincronizado.

É possível recuperar conversa do Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.

“Nós queremos ajudar as pessoas a se conectarem umas com as outras através do compartilhamento de coisas que importam para elas”, lembra Cai. Dados da plataforma indicam que mais de 300 milhões de pessoas usam o recurso de salvar páginas todos os meses.

As novas extensões estão disponíveis apenas para o navegador do Google e não há expectativa de quando ou se elas serão lançadas para outros browsers como Firefox, Safari ou Opera.

Via Facebook



>>> Veja o artigo completo no TechTudo