O Shazam para Android recebeu uma atualização recentemente que deve torná-lo o melhor companheiro em festas ou ao ouvir rádio. Trata-se do Auto Shazam, função que identifica músicas automaticamente, mesmo quando o app não está aberto.

Como usar o Shazam no iPhone para descobrir o nome de uma música?

Além disso, o recurso evita que a pessoa perca uma faixa quando o aplicativo demora a abrir. Confira, neste tutorial do TechTudo, como usar a função para turbinar suas playlists.

Passo 1. Certifique-se que o Shazam está atualizado na Google Play Store e abra o aplicativo.

Shazam tem nova função que identifica músicas em segundo plano no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android e iPhone

Passo 2. Na tela inicial, você você verá um botão “Auto”, toque nele para ativar. Observe que o aplicativo confirmará que o Shazam Auto está ativo.

Passo 3. Nesse momento, é possível minimizar o aplicativo. Observe que na central de notificações haverá um alerta do Shazam indicando que o app está identificando faixas. Continue suas atividades normalmente, lembrando-se de não abafar demais ou smartphone ou se afastar muito para facilitar o trabalho do aplicativo.

Shazam ouvirá músicas no Android em segundo plano e mostrará notificação com faixas encontradas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 4. Quando quiser checar se o app identificou alguma faixa nova, basta observar novamente a notificação do Shazam. Toque nela para ver detalhes, caso queira.

Passo 5. Uma lista com as músicas identificadas será aberta, sendo que as mais recentes estarão no topo. Se quiser conferir conferir mais detalhes sobre uma faixa, toque sobre ela.

Shazam mostrará lista com músicas mais recentes no topo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 6. Na tela da faixa, é possível comprá-la, escutar no Spotify ou adicionar ao Shazam normalmente como qualquer outra faixa identificada pelo método tradicional.

Quando você toca sobre a notificação do Shazam Auto, o app zera o contador de faixas encontradas. No entanto, sua playlist completa estará disponível, sendo que as novas faixas terão marcadores.

Shazam para Android continua procurando músicas e adicionando à playlist (Foto: Reprodução/Elson de Souz
... a)

Passo 7. Quando quiser interromper a identificação, volte para a tela inicial do Shazam e toque novamente sobre o botão “Auto” para desativar.

Shazam Auto deve ser interrompido por usuário para encerrar buscas no Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como fazer o Shazam identificar suas músicas automaticamente em segundo plano. Lembre-se, porém, de manter a função ativada apenas quando necessário, já que ela consome bateria e a franquia de dados.

Qual é o melhor serviço de streaming e por quê? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo