O sistema operacional da Microsoft pode exibir a mesma partição com unidades diferentes. Normalmente, isso é resultado do uso de algum programa que cria uma unidade virtual mapeando a sua unidade real, no Windows. Essas unidades virtuais são parecidas com um atalho ou link que apenas aponta um local para outro. Se você está passando por esse problema, saiba como identificar a unidade real e remover a unidade virtual.

O que é o menu de contexto do Windows?

Unidade duplicadas? Veja como resolver isso (Foto: Reprodução/Edivaldo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 1. Antes de remover a unidade virtual, é preciso descobrir qual é a unidade real. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse sobre o botão “Iniciar”, e no menu que aparece, clique na opção “Gerenciador de Disco”;

Acessando o gerenciador de discos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na janela do ”Gerenciador de Disco”, você verá apenas a unidade real. A unidade virtual não aparece no programa exatamente porque não existe fisicamente no sistema;

Verificando qual é a unidade real no gerenciador de discos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Com a informação de qual unidade é real, você já pode remover a virtual. Execute o Prompt de comando pressionando as teclas Win +R e digitando “cmd” na janela que aparece.

Se quiser, também pode pressionar as teclas Win + X e clicar na opção “Prompt de Comando”, no menu que será exibido;

Iniciando o Prompt de Comando no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Dentro do Prompt de comando, execute o comando subst g: /d e tecle enter (substitua g: pela unidade virtual do seu PC).

... m/-SaDWYuzvTHf34CC0AiCpyY-0Ps=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/06/02/windows-mostra-duas-letras-de-unidade-diferentes-4.png" width="695">Removendo a unidade virtual no Prompt de Comando do Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Depois de executar o comando, você pode abrir o Windows Explorer e verá que a unidade já não está sendo exibida. Com isso, você não corre o risco de se confundir com unidades que nem mesmo existem.

Qual é mais leve, o Windows 7 ou Windows 8? Veja o que estão comentando no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo