O Google Docs atualizou os aplicativos Documentos (Docs), Planilhas (Sheets) e Apresentações (Slides) para que os documentos abertos sejam baixados automaticamente no celular com Android ou iPhone (iOS). Ou seja, não será mais necessário baixar manualmente um arquivo para ter o documento offline. Com a novidade, arquivos abertos recentemente serão baixados automaticamente.

WhatsApp: como enviar PDF do Google Drive e OneDrive

A ideia é que usuários não percam o acesso a arquivos importantes pela falta de internet. O interessante é que os documentos serão deletados da memória do celular automaticamente também, evitando que o smartphone fique cheio de arquivos inutilizados depois de um tempo. A função vem ativada por padrão, sem a necessidade de realizar a ativação. Para saber como você pode desativar ou ativar o download automático de documentos, confira o tutorial a seguir.

Google Docs faz download automático de arquivos no celular (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Passo 1. Abra um dos aplicativos do pacote Docs, como Google Documentos, Google Planilhas ou Google Apresentações, e acesse as configurações. Para isso é preciso tocar no ícone com três barras horizontais e em seguida tocar em "Configurações".

Acessando as configurações do Google Docs (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 2. Na tela seguinte, você verá o tópico “Off-line”. Toque na chave seletora para ativar ou desativar a função “Disponibilizar arquivos recentes off-line”.

... ttp://s2.glbimg.com/miEFVOuOp1FIArrEBoVld_shR9w=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/05/25/screenshot_20160525-094231-horz.jpg" width="695">Ativando e desativando a função de salvamento automático (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

A partir de agora, você já sabe como ativar ou desativar esta função. Se você usa muito o Google Docs, é interessante mantê-la ativada. No entanto, para quem tem pouco espaço no celular, talvez seja uma boa ideia desativar a ferramenta.

Qual é o melhor app de compartilhamento de arquivos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo