O TeamViewer sofreu um ataque de negação de serviço (Denial-of-Service attack - DoS) ao seu servidor na quarta-feira (1), que deixou o serviço fora do ar por três horas. Mesmo após a voltar a ativa, ainda apresentou algumas instabilidades. Por isso, a equipe do software recomendada que todos os usuários troquem suas senhas e ativem a verificação em duas etapas para garantir maior segurança. 

Como mudar a senha da minha conta do TeamViewer

No Twitter, a equipe por trás do perfil da empresa não deu maiores detalhes sobre os motivos que ocasionaram a queda no dia em que o incidente ocorreu. Em comunicado à imprensa nesta quinta-feira (2), porém, o TeamViewer confirmou que houve um ataque hacker, mas garantiu que não houve invasão ou falha de segurança, conforme rumores.

TeamViewer aconselha a troca de senhas urgentemente (Foto: TeamViewer)

"O transtorno foi causado por um ataque de negação de serviço, direcionado à infraestrutura de DNS do TeamViewer, que reagiu imediatamente para corrigir o problema e reestabelecer os serviços", disse.

Segundo a empresa, hackers conseguiram, por outros métodos maliciosos que não configuram uma invasão, como phishing scam, o nome de usuário e senha de muitas contas cadastradas no serviço. Sendo assim, puderam invadir algumas contas individuais. Por isso, é de fundamental importância que todos os usuários (profissionais e clientes) troquem imediatamente suas senhas e cuidem dos códigos.

A equipe de desenvolvimento do programa também salientou no comunicado à imprensa que usa todos os métodos de segurança disponíveis, como criptografia de ponta a ponta e meios de prevenir ataque de força bruta.

O uso do Teamviewer pode ser rastreado? Descubra no Fórum do TechTudo.

Além de alterar a senha e ativar a verificação em duas etapas, o TeamViewer aconselha os usuários a usarem senhas diferentes em todos os serviços web que utilizam e a não compartilharem suas senhas com outras pessoas, inc

... lusive desconhecidos.

Outras sugestões são as de mudar o password com certa frequência e não usar códigos que os identifiquem, como data de nascimento, número da carteira de identidade ou outros dados. É aconselhável sempre utilizar no mínimo oito caracteres e alternar entre letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Para facilitar, use um gerador de senhas fortes para criar a sua nova senha.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo