O usuário do Instagram precisa ter cuidado com a sua conta e certificar-se de que está ativo na rede social. Uma das políticas da plataforma do Facebook prevê que um perfil sem atividade constante pode ter o conteúdo apagado. Isso acontece para permitir que os nomes de usuário já ocupados pelos inativos não fiquem trancados e sem uso, permitindo a escolha desses nomes pelos novos usuários da rede social.

Dez truques para dominar o Instagram

Segundo o Instagram, os motivos que podem desativar uma conta são variados e incluem sua data de criação e seu ritmo de uso. Este dado é composto por informações como a quantidade de posts feitos pelo dono do perfil e logins feitos no site nos últimos dias. Além de curtidas e comentários em fotos de outras pessoas que a conta segue.

Instagram pode apagar contas inativas e liberar nomes de usuário (Foto: Reprodução/Instagram)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como nem todas estas informações são públicas, é difícil saber se a conta de alguém está realmente inativa – um usuário, por exemplo, pode não postar fotos novas, mas curtir e comentar a de amigos diariamente.

O objetivo da política de exclusão da rede social é evitar que o Instagram fique poluído com páginas fantasmas que não são mais utilizadas. Também evita que nomes de usuário inutilizados fiquem trancados, dando a oportunidade para novos registros.

O Instagram ficou melhor com visual preto e branco? Comente no Fórum do TechTudo.

A recomendação do Instagram para um usuário que deseja um nome já em uso, é escolher um alternativo. Por outro lado, se o nome de usuário que ele deseja foi liberado, é possível alterar rapidamente o nome do

... seu perfil.

Quando uma conta se torna inativa, todas as suas atividades também são apagadas, incluindo fotos, comentários e listas de contas que estavam sendo seguidas. Se uma conta for apagada, não há como o Instagram recuperar os dados deletados, então a recomendação da rede social é criar um novo usuário. Fique atento e recupere a senha daquele seu velho perfil ou exclua sua conta de vez.

Via Instagram 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo