Doom, o novo game de 2016 da clássica franquia de tiro, traz uma quantidade imensa de segredos e easter eggs para divertir os jogadores com referências, tanto sobre títulos da Bethesda como da própria ID Software. Há piadas com O Exterminador do Futuro, The Elder Scrolls 5: Skyrim, Commander Keen e muito mais.

Doom terá novo editor de mapas, serra elétrica e cenário no inferno

Porém o grande destaque fica por conta dos “mapas clássicos”, fases escondidas que trazem o visual do Doom clássico para computadores dos anos 90 ao novo game do PS4, Xbox One e PC. Confira alguns dos melhores segredos e easter eggs já descobertos no novo Doom.

Confira abaixo um pouco do gameplay do novo Doom

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O fim do Exterminador

Um dos Easter Eggs mais divertidos do game remete ao filme Exterminador do Futuro 2, mais precisamente na cena em que o robô Exterminador é destruído. Caso o jogador pule na lava e deixe seu personagem morrer pelo calor, ele começará a afundar e em seus últimos instantes fará um sinal de “joinha”, assim como o Exterminador no filme.

O protagonista de Doom dá um "joinha" como em o Exterminador do Futuro 2 (Foto: Reprodução/GameRanx)

Doom clássico

Em cada uma das missões do novo Doom existe uma alavanca cuja função não parece muito óbvia no início, mas que abre uma porta secreta em paredes que levam jogadores para áreas inspiradas no Doom clássico. Os locais tem texturas e itens com gráficos dos anos 90, porém é habitado por inimigos modernos, então não se afunde demais em nostalgia para não morrer.

Rosto de Doom Guy

Há ainda um easter egg que ocorre somente nas fases do Doom clássico. Caso você venha a ser explodido por inimigos dentro desses corredores nostálgicos, e por um acaso tenha a sorte da câmera estar apontada para sua cabeça decapitada, é possível ver que o rosto do personagem também será o do clássico Doom Guy da época.

Rosto do Doom Guy clássico pode ser visto ao morrer dentro dos corredores nostálgicos do novo Doom (Foto: Reprodução/GameRanx)

The DOOM Scrolls 5: Skyrim

Há uma série de piadas no novo Doom relacionadas a outros jogos da Bethesda, uma delas com o popular The Elder Scrolls 5: Skyrim. Há um esqueleto no inferno que usa o famoso chapéu do protagonista de Skyrim, o “Dragonborn”, e ele aparentemente foi ferido com uma flecha no joelho, uma piada que foi feita na época pois todos os guardas repetiam essa frase.

... glbimg.com/uv-z_E9jp4kCVEhtUpRwbApCbX0=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/05/17/doom-4-2016-the-elder-scrolls-5-skyrim-dragonborn.jpg" width="695">Nem mesmo o Dovahkiin de The Elder Scrolls 5: Skyrim teve chance contra os demônios do novo Doom (Foto: Reprodução/VG247)

Minigames

Dois minigames já foram encontrados escondidos no novo Doom. Um deles na área dos laboratórios é chamado Demon Destruction, o qual é ironicamente um game de combinar peças iguais para eliminá-las no estilo Candy Crush. Já o segundo é um fliperama abandonado na missão 8 do clássico Super Turbo Turkey Punch 3, um game de socar peru que apareceu pela primeira vez em Doom 3.

Soul Cube decorativo

Ao vasculhar o escritório de Olivia Pierce alguns jogadores notaram que ela tem um artefato um pouco estranho em sua posse, nada menos que o Soul Cube de Doom 3. O artefato encontrado em Marte é apenas a arma mais poderosa que se pode colocar as mãos em Doom 3, porém no novo Doom ela serve apenas como um easter egg para fãs do terceiro game.

A mais poderosa arma de Doom 3 virou apenas um easter egg no novo Doom (Foto: Reprodução/Kotaku)

Adeus, Commander Keen… de novo

Além das franquias da Bethesda, a id Software brincou também com suas próprias séries, como é o caso do clássico Commander Keen, estrela de games de aventura da empresa nos anos 90. Há uma caveira fincada no inferno com um capacete semelhante ao do protagonista Billy Blaze com os dizeres “Doom” na lateral. O mais curioso é que não é a primeira vez que a empresa mata o personagem, pois ele já apareceu enforcado em Doom 2 anteriormente.

Billy Blaze de Commander Keen aparece morto novamente em um game da série Doom (Foto: Reprodução/DSO Gaming e MyDealz)

Fallout 4 expandindo negócios

Na série Fallout jogadores sempre se veem às voltas com a empresa Vault-Tec, responsável pelos refúgios (Vaults) nos quais sua família deveria estar a salvo do apocalipse nuclear, promessa que raramente é cumprida. Agora é possível ver logos da Vault-Tec em várias partes do novo Doom, o que talvez explique por que está tudo dando errado.

Vault-Tec parece estar ampliando seus negócios do mundo de Fallout 4 para o novo Doom (Foto: Reprodução/Kotaku)

Você não pode simplesmente entrar no inferno

O ator Sean Bean, mais conhecido pelo seu papel como Boromir no filme Senhor dos Anéis, é alvo de piadas na internet por uma teoria que menciona que seus personagens sempre parecem morrer nos filmes. Há uma referência sutil ao ator no novo Doom na lista de baixas da UAC (Union Aerospace Corporation) que ultrapassa os 60 mil. Ao olhá-la com atenção é possível ver que um dos mortos está descrito como “Bean, Sean”.

Nome do ator Sean Bean está na lista de vítimas da UAC no novo Doom (Foto: Reprodução/GameRanx)

Ícone do Pecado

Na fase Necropolis jogadores podem perceber uma “decoração” um pouco estranha, uma gigantesca caveira de bode, mais conhecida como “Icon of Sin”, o chefe final de Doom 2. Dessa vez ele não é um inimigo, apenas um easter egg, porém seu ponto fraco na testa ainda está lá. Dispare contra ele para receber um dos segredos colecionáveis do jogo.

Qual o melhor jogo da Bethesda? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo