O internauta pode obter informações em tempo real com mapas ao vivo pelo computador. Estão disponíveis serviços para acompanhar o trânsito e pegar melhores caminhos, como o aplicativo Waze e Google Maps. Para quem gosta de meteorologia, o site Windyty mostra as correntes de ar e previsões do tempo na região. Além disso, é possível ver o radar aéreo, enviar Bitcoins, postar vídeos ao vivo no Facebook e até os terremotos ao redor do globo. Veja as dicas abaixo e descubra tudo o que deseja.

Google Maps revela mapas internos de estádios das Olimpíadas Rio 2016

Mapa mostra uso do Facebook no Brasil (Foto: Divulgação/Facebook)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

1. Previsão do tempo e correntes de ar

Com o site Windyty (windyty.com) é possível conferir a dinâmica meteorológica em todos os países e obter informações detalhadas de previsão do tempo na sua região ou cidade. Basta dar zoom no mapa até encontrar o local desejado. O mapa é atualizado automaticamente com as indicações de chuvas, ventos, ondas e pode-se até conferir a temperatura ao longo do dia. Com o globo ampliado o usuário vê as correntes de ar e possibilidade de frente fria. O serviço é gratuito e em português.

Confira informações meteorológicas completas pelo Windyty (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2. Monitore o Trânsito ao vivo

O Google Maps e o Waze podem ajudar ao usuário que não deseja pegar trânsito. No Google Maps, basta pesquisar pela localidade no topo da tela e selecionar “Transito” no menu lateral. O mapa será alterado com linhas em vermelho (intenso), laranja (médio) e verde (livre) que monitoram em tempo real a movimentação nas ruas, avenidas e estradas.

Veja os mapas de trânsitos no Google Maps (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

No Waze está disponível essa pesquisa de trânsito em locais determinados, na versão web, com os mapas ao vivo. O internauta pode ver ainda os alertas de acidentes, obras e demais avisos de outros motoristas, que influenciam no trânsito. As marcações em cores (com tons de vermelho) também mostram a intensidade de veículos.

Confira o mapa de trânsito e alertas ao vivo no Waze (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3. Radar

... aéreo

Monitore ao vivo o tráfego de aviões em qualquer lugar do mundo com o site FlightRadar24 (flightradar24.com). Assim, você pode descobrir se o seu voo está atrasado e por onde está passando neste momento. Ao clicar em um dos aviões são exibidos detalhes como companhia aérea, número do voo, local de origem e destino, com horários estimados de partida e chegada. O recurso é gratuito e está disponível em inglês.

Monitore o tráfego aéreo de aviões com mapa ao vivo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4. Tremores e terremotos

Fenômenos naturais como tremores e terremotos podem ser acompanhados em tempo real em um mapa dinâmico, no site Labs GMT (labs.gmt.io/quake). O recurso é atualizado a cada minuto e é possível determinar a intensidade do tremor pela coloração do marcador e altura dos pinos, com o verde para mais leve, passando pelo amarelo e depois o laranja. O acesso é gratuito e o site está disponível em inglês.

Mapa mostra tremores e terremotos no globo terrestre (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5. Transferência de Bitcoins

Se você usa a moeda digital Bitcoin, vale conferir o site Blocks (blocks.wizb.it) que mostra ao vivo os blocos de transferência de Bitcoins no mundo. No painel o internauta pode ter uma ideia das localidades, em tempo real, com o valor enviado ou recebido. Com interface em inglês, o recurso gratuito é curioso para quem deseja entender mais sobre as movimentações da moeda virtual. Aproveite para ver os melhores conversores de Bitcoin.

Veja as transações de Bitcoin no mundo todo ao vivo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6. Objetos no espaço

Na órbita da terra estão satélites e equipamentos de comunicações e monitoramentos, e até muito lixo abandonado. Se deseja ver a terra do espaço com tudo isso ao entorno, visite o site Stuffin Space (stuffin.space). O mapa em 3D mostra os objetos no espaço em tempo real, com detalhes de cada item e a linha de órbita. Há dados de localização, inclinação, altitude, tempo, tipo e velocidade do objeto. O acesso é grátis e o idioma é em inglês.

Veja os objetos em órbita da terra com mapa 3D em tempo real (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

7. Vídeos ao vivo no Facebook

Para finalizar, um mapa ao vivo deve agradar quem gosta de vídeos no Facebook. A função pode ser acessada pelo menu da rede social e exibe um mapa completo com todas as transmissões públicas, em tempo real, feitas pelos internautas. É possível abrir o vídeo na mesma interface, fazer comentários, curtir, compartilhar e ver o número de espectadores. A ferramenta é gratuita e está disponível em português. Veja como encontrar e usar o recurso. 

Mapa mostra as transmissões de vídeos ao vivo no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Celular ou aparelho GPS, qual é melhor para usar o Google Maps? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo