O Twitter Search é o mecanismo de pesquisa interno do Twitter, que permite encontrar tuítes e pessoas no microblog pelo celular. No aplicativo para Android e iPhone (iOS), o usuário pode pesquisar de maneira detalhada o que procura, com a ajuda de filtros que mostram somente imagens, vídeos ou notícias.

Algoritmo identifica quando você usa o Twitter bêbado e evita confusão

É possível também obter uma lista de perfis localizados próximos a você, a partir de palavras-chave inseridas no campo de buscas. Quer saber como usar a função? Confira este tutorial do TechTudo.

Aprenda a buscar tuítes com vídeos, fotos e mais no Twitter Search (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Android

Passo 1. Toque no ícone de busca para iniciar uma pesquisa no Twitter e digite uma palavra-chave. No lugar de escolher um dos itens que aparecem na lista, toque em “Buscar” ou no ícone de lupa do teclado do Android.

Pesquise com palavras-chave (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. De cara, você verá os principais resultados da sua busca. Porém, o truque está em filtrar essa pesquisa para encontrar exatamente o que você precisa. Toque no botão indicado na figura à esquerda para obter um conjunto de quatro filtros: fotos, vídeos, notícias e pessoas.

Acesse os filtros de busca (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Ao selecionar um dos filtros você já pode visualizar os itens encontrados. Mas, é possível detalhar ainda mais a busca em “Mais opções”.

Lá, você verá outros dois meios de organizar a pesquisa: considerando todos os perfis ou só de quem você segue; e todos os lugares ou somente os próximos a você. Ao final, toque em “Aplicar”.

Filtre com mais detalhes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Ao aplicar o filtro, você verá o resultado na tela, às vezes divididos em duas abas – em Vídeos, você tem uma lista só de transmissões do Periscope; e em Fotos duas opções de visualizar o conteúdo, em lista ou grade.

Veja os resultados filtrados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

iPhone (iOS)

Passo 1. Toque no ícone de lupa para iniciar uma pesquisa no Twitter para iPhone e por meio de palavras-chave. Em vez de escolher um dos itens da lista, pressione o botão “Buscar” no te

... clado.
Faça uma busca no app (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Ao ver os principais resultados da busca, repare que há um botão dentro do campo de pesquisa. Toque nele para abrir a lista de filtros. São cinco: fotos, vídeos, periscopes, notícias e pessoas.

Obtenha uma lista de filtros (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Você tem opção de selecionar um dos filtros para organizar os resultados, ou tocar em “Mais opções” para combinar mais formas de buscar.

No menu expandido, você poderá filtrar a partir de tuítes de todos ou só os perfis que você segue. Além disso, poderá escolher postagens de qualquer lugar ou só de locais ao redor. Marque os parâmetros que desejar e toque em “Aplicar” para buscar.

Filtre por pessoas e locais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Os resultados aparecerão na tela imediatamente, por vezes exibidos em duas abas – assim como no Android, fotos aparecem em lista ou grade.

Veja o resultado de busca com filtros (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aproveite o Twitter Search para fazer buscas com certo nível de precisão. Assim, você não fica limitado aos resultados principais, que ou mostram todos os posts em ordem cronológica, ou selecionam aqueles que podem ou não ser do seu interesse.

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo