Os usuários que têm impressoras de rede ou USB podem enfrentar problemas na comunicação com o PC, impedindo de imprimir ou até de reconhecer o dispositivo. Há diversas razões para esse incômodo acontecer, como erros na configuração, drivers desatualizados e impressora não marcada como padrão.

Como configurar uma impressora sem fio no computador com Windows 10?

As possíveis causas citadas podem ser resolvidas com ações rápidas no computador, sem perder tempo com técnicos. Para ajudar, confira neste tutorial seis dicas práticas para entender o problema da impressora e solucioná-lo.

Veja dicas de como resolver problemas da impressora no PC (Foto: Divulgação/HP)

1) Problemas na configuração da impressora

É importante entender que a impressora só vai funcionar corretamente no computador se tiver sido configurada da maneira certa. Isso pode ser feito de duas formas: pela ferramenta no próprio sistema do PC ou pelo CD de instalação, que normalmente vem com o dispositivo. Pelo Windows, o usuário encontra o item “Dispositivos e Impressoras” no “Painel de Controle” e de lá pode adicionar a impressora.

Faça a configuração correta da impressora no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Durante o processo, mantenha o aparelho ligado no cabo USB e na energia, para o computador reconhecer, mesmo que seja de rede. Está na dúvida? Então confira nestes tutoriais como instalar uma impressora sem fio, como configurar pelo computador e fazer o compartilhamento do dispositivo na rede.

2) Marcar a impressora como padrão no sistema

Outro erro comum que impede o PC de reconhecer a impressora é o periférico não estar marcado como padrão no sistema. Assim, na hora de imprimir, o aparelho não aparece como primeira opção na lista, e por vezes nem é exibido. Essa configuração é bem simples e pode ser feita pelo item “Dispositivos e Impressoras” no “Painel de Controle” do computador. Basta encontrar a impressora já instalada no PC, clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Definir como impressora padrão”.

Defina a impressora como padrão no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Reinstalar a impressora

Caso a impressora já configurada pare de funcionar no PC, o dispositivo pode estar com algum erro de comunicação ou de driver. Uma forma prática de tentar resolver é reinstalando o aparelho. Antes de começar, remova a impressora das configurações do computador e desinstale todos os programas que vieram com ela, reiniciando o PC em seguida.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Remova a impressora e reinstale para resolver problemas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Depois, inicie a instalação do início, plugando o cabo USB no computador e mantendo a impressora ligada durante o procedimento. Se achar mais prático, use o

... CD de instalação original. Assim, você adiciona a impressora como se fosse nova.

4) Atualizar drivers e programas

A impressora é reconhecida no PC e executa as funções por meio dos drivers. Esses programas são responsáveis por cumprir as ações do usuário no computador,  por exemplo, quando um documento é enviado para a impressão. Então, atualizá-los pode ser uma solução prática caso o dispositivo não esteja funcionando corretamente. Você pode fazer isso baixando o novo driver diretamente no site da fabricante, como é mostrado neste tutorial. O download é gratuito.

Atualize drivers da impressora pelo site da fabricante (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Esse erro é comum quando o usuário muda de sistema operacional, por exemplo, como o update do Windows 7 ou Windows 8 para o Windows 10. Se necessário, faça a instalação do driver em “modo de compatibilidade”, que permite instalar programas antigos em sistemas não compatíveis. Veja como fazer isso neste tutorial.

Qual a melhor impressora multifuncional? Opine no Fórum do TechTudo

5) Não consegue mais imprimir?

Caso você tenha uma impressora configurada corretamente no computador, mas não esteja conseguindo mais imprimir seus documentos, é possível que a lista de impressão esteja lotada e tenha dado algum erro.

Neste caso, é necessário acessar o “Painel de Controle” e depois “Dispositivos e Impressoras”, clicar com o botão direito do mouse na impressora e selecionar “Ver o que está sendo impresso”.

Limpe a lista de impressão do PC para resolver erros (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Uma janela será aberta com a listagem de documentos. Clique com o botão direito em cada um deles e cancele. Quando estiver vazio desligue e ligue a impressora, e tente imprimir novamente pelo PC.

6) Problema com o cabo

Caso a sua impressora não esteja mais sendo reconhecida pelo computador, ou desative sozinha na máquina, talvez o problema esteja no cabo USB ou na entrada do PC. Com o tempo de uso, é possível que apareçam problemas na conectividade. Tente usar outro fio, plugue em outra saída USB ou em um notebook para testar.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo