Já pensou em usar o smartphone para auxiliar deficientes visuais? Essa é a proposta do Be My Eyes, um app para iOS que conecta pessoas com visão perfeita a cegos de todo o mundo, de modo a ajudá-los em tarefas cotidianas. Com ele, é possível verificar a validade de uma comida ou remédio, ou saber mais sobre os arredores.

Aplicativos essenciais para novos usuários do iPhone e iPad

Be My Eyes é um app que conecta rede de voluntários a cegos do mundo inteiro (Foto: Reprodução/Be My Eyes)

O funcionamento do app é simples, requerendo somente uma conexão à Internet de boa qualidade, seja por Wi-Fi ou 3G/4G. Isso porque a ajuda é feita via videochamada, sempre que uma pessoa cega precisa de auxílio; se você fizer parte da rede de voluntários, uma notificação chega no celular e a conexão é estabelecida, caso aceite a chamada.

A partir daí, basta descrever o que aparece na tela usando sua voz, estabelecendo também um canal de comunicação com alguém que poderá ser um novo amigo. Na prática, o app opera como o Skype, mas com uma série de facilidades de acessibilidade para os deficientes visuais e com um propósito único.

App busca ajudar cegos em tarefas simples, como saber a validade do leite (Foto: Reprodução/Be My Eyes)

“Minha esperança é de que, ajudando uns aos outros como uma comunidade online, Be My Eyes possa fazer uma grande diferença na vida cotidiana das pessoas cegas em todo o mundo”, explica o criador do projeto, o dinamarquês Hans Jorgen Wiberg.

... 95">Para ajudar, basta descrever o que aparece na tela do iPhone (Foto: Reprodução/Be My Eyes)

O Be My Eyes também concede pontos aos usuários por cada pessoa ajudada, criando um ranking que funciona como incentivo. O aplicativo tem versões para iPhone e iPad e pode ser baixado gratuitamente via TechTudo Downloads.

Qual é o melhor navegador para smartphone? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo