Para fotografar insetos e flores é preciso ter cuidado, principalmente por serem muito pequenos e cheios de particularidades. Para realizar este tipo de trabalho, a escolha da lente é algo essencial que deve ser feito antes mesmo da escolha do objeto fotográfico. Nestes casos, as mais indicadas são as lentes macro por causa da precisão que a foto exige.

Aprenda a fotografar silhuetas com uma DSLR ou um celular

Confira dicas sobre foco e luz e aprenda a capturar boas imagens de pequenos objetos. De acordo com o Canon College, site oficial da Canon para instruções de capturas, as lentes Canon 100 MM Macro F2.8 e 60 mm 2.8 EF- são ideais para fazer a macrofotografia. O modelo MPE-65MM Macro também é indicado por conseguir fotografar na proporção de até cinco vezes. 

Confira dicas de luz e foco para fotografar insetos e flores (Foto: Karen Malek/TechTudo)

Foco

O ideal é que o foco seja regulado manualmente, assim o fotógrafo consegue um controle maior sobre os detalhes que deseja realçar. O mesmo efeito pode ser captado com o foco automático, basta regular no modo SP e depois escolher a opção “Flores” no menu/ok – o procedimento é o mesmo para fotografar insetos.

O ideal é que o foco seja regulado manualmente (Foto: Reprodução/ Pixabay)

Para aumentar a nitidez da imagem, coloque a câmera no modo de prioridade de diafragma, com abertura, no mínimo, em oito – quanto maior for o número, maior vai ser a área do foco.

Coloque a câmera no modo de prioridade de diafragma (Foto: Reprodução/ Pixabay)

A estabilidade da câmera é fundamental para captar os detalhes com nitidez. Use um tripé ou qualquer outra superfície plana, como uma mesa ou um muro, para garantir que nada interfira na precisão do foco e do zoom.

Para melhor estabilidade, use um tripé ou uma superfície plana (Foto: Reprodução/ Pixabay)

Luz

O uso do flash é essencial para capturar as particularidades de um inseto ou de uma flor, pois o ajuste de prioridade de diafragma beneficia o foco, mas compromete a luz da fotografia. No entanto, a iluminação extra da própria câmera pode fazer sombra da lente em um alvo fotografado de muito perto.

Assim, prefira um flash dedicado. O acessório também deixa a iluminação da foto mais propagada – a luz pode ser ajustada ou refletir em uma superfície branca.

Flash dedicado pode ajudar com a iluminação da foto (Foto: Reprodução/ Pixabay)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Os modelos mais indicados pela Canon são o Speedlite 320 EX e o Speedlite 430 EX2. Ambos evitam que a lente faça uma sombra dura no objeto. 

...
A Canon indica dois modelos de flash para evitar sombras na imagem (Foto: Divulgação/Canon)

Dicas

Um dos fatores essenciais para uma boa fotografia de insetos e flores é a sensibilidade do fotógrafo. O olhar de quem está por trás das câmeras é o que vai dar sentido a imagem captada.

Captura de imagens de insetos e flores exigem sensibilidade do fotógrafo  (Foto: Reprodução/Pixabay)

O alvo da macrofotografia são objetos bem pequenos que se movem com facilidade e rapidez. Então, antes de tudo é preciso ter paciência e cuidado ao se aproximar.

Fotos macro podem proporcionais bons resultados, mas é preciso paciência (Foto: Reprodução/ Pixabay)

Canon ou Nikon, qual a melhor câmera abaixo de R$ 1 mil? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo