O Microsoft Edge, sucessor do Internet Explorer, gora conta com uma forma de bloqueio de animações em Flash, reconhecidos por provocar lentidão e exigir bastante dos computadores. A novidade chegará ao navegador de Internet com o lançamento do Anniversary Update, previsto para ser liberado aos usuários do Windows 10 em junho. Com ela, o navegador da Microsoft fecha o cerco sobre o criticado Adobe Flash Player, já que métodos de bloqueio similares já existem para outros navegadores, como o Chrome e o Firefox.

Windows 10 Anniversary Update: cinco coisas que você precisa saber

A Microsoft explica que o sistema examinará automaticamente o conteúdo de uma página de Internet para determinar se elementos em Flash são, ou não, centrais no site. Se o material for considerado acessório e sem importância central, como são os anúncios, o Microsoft Edge bloqueará a sua execução.

Edge vai bloquear animações em Flash a partir da atualização de aniversário do Windows 10 (Foto: Zingara Lofrano/TechTudo)

Ainda de acordo com os desenvolvedores do Microsoft Edge, a preocupação central por trás da criação desse recurso é diminuir o consumo de bateria. Como o Adobe Flash Player depende de muitos recursos de CPU e memória RAM para funcionar, um dos efeitos do uso da tecnologia acaba sendo sentido de forma sensível na autonomia dos computadores longe da tomada.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo!

Quem desejar visualizar os conteúdos em Flash que serão bloqueados pelo Microsoft Edge terá a opção de clicar sobre a animação com o botão direito do mouse para liberar s

... ua reprodução. O que também vale para banners de publicidade que utilizam o recurso.

Vale lembrar que elementos que o Microsoft Edge entender como centrais numa página, como um player de vídeo, não serão bloqueados pelo navegador. Dessa forma, a Microsoft espera que a técnica não cause incomodo nos usuários que ainda frequentam sites que utilizam o Flash.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Via Microsoft, The Verge, The Next Web



>>> Veja o artigo completo no TechTudo