A diferença entre uma apresentação de Microsoft PowerPoint sem graça e uma bem caprichada pode estar no nível de conhecimento que o usuário possui sobre o aplicativo. Para deixar os slides mais elaborados, é preciso dominar o uso de ferramentas do PowerPoint, como as exibidas a seguir. Se você tem dúvidas sobre edição de templates, uso do Slide Mestre, aplicação de animações e transições, basta acompanhar as nossas confira as dicas.

Qual a diferença entre PPS e PPT no PowerPoint?

1. Usando templates

Templates são apresentações com recursos pré-definidos (PowerPoint Templates), como imagens de fundo, design, fontes etc. Você pode entender os templates como estruturas prontas para serem alteradas na medida da necessidade dos seus projetos. Para usá-los no PowerPoint é simples: ao criar um novo documento, especialmente nas edições PowerPoint 2013 e 2016 do software de slides, você pode escolher facilmente entre a lista de opções apresentadas na tela inicial.

Um bom começo para a sua apresentação pode estar na escolha de um template bacana (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

2. Conhecendo o Slide Mestre

O Slide Mestre é um tipo de slide com as estruturas básicas de todos os demais slides da apresentação. A ideia é: o que você mexer no Slide Mestre será reproduzido nos demais slides do arquivo. Dessa forma, ganha-se tempo, já que não vai alterar cada slide individualmente. Para ativar esse recurso, navegue pelo menu Exibir do PowerPoint. Nas opções abaixo, ative o Slide Mestre.

Slide Mestre permite determinar configurações gerais de todos os slides de uma apresentação (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

3. Modificando a partir do Slide Mestre

No menu que será aberto, você pode redefinir o tamanho dos slides, determinar regras que aplicam as fontes em todas as telas da apresentação, fazer alterações nas cores e em outros aspectos do seu projeto.

Via Slide Mestre, você pode determinar as fontes que serão usadas em todos os slides da apresentação automaticamente (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Na imagem, vê como é possível definir as fontes presentes em toda a apresentação a partir do Slide Mestre. Outra possibilidade é alterar a imagem de fundo a partir de fotografias no seu computador ou na nuvem, padrões e texturas, cores sólidas e imagens previamente desenvolvidas para a sua apresentação.

No Slide Mestre, você também pode escolher uma imagem padrão de fundo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

4. Crie o seu template

Crie seu próprio template, basta alterar algumas informações quando for criar um novo

... slides. Para salvar sua apresentação na forma de template, use o recurso “salvar como” e, dentre as opções de formato, escolha “modelo do PowerPoint”.
Você pode fazer o seu próprio modelo para usar em diversas apresentações diferentes (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

5. Aplicando um design em uma nova apresentação

Outra ferramenta do PowerPoint é a possibilidade de usar as normas de uma apresentação em outro arquivo. Isso permite que você aplique a formatação de um tipo de slideshow em uma apresentação diferente. Para combinar duas apresentações diferentes, escolha o menu Design e navegue entre os arquivos e templates disponíveis.

Na aba Design, é possível combinar as opções de formatação de uma apresentação com outra, simplificando o processo de edição (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

6. Como inserir animações e transições

Toda apresentação precisa de animações e transições para que os slides fiquem mais dinâmicos. Para incluir animações em elementos presentes no seu slide, basta selecionar o que deseja animar e clicar no menu Animações. Na faixa, haverá diversas opções.

Escolha animações para deixar sua apresentação mais interessante (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Lembre que o PowerPoint irá ordenar a partir da ordem em que você animou os elementos. Basicamente, se você deseja que o título do slide apareça primeiro, deve definir a animação desse elemento antes daquela a ser usada no texto. É possível mexer na ordem depois, mas se fizer tudo direitinho de primeira, economiza tempo.

Transições entre slides deixam a passagem de informações mais interessante (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Também é interessante configurar transições na hora de mudar de slides. Escolha o slide que deseja animar e clique no menu Transições. Assim como em animações de elementos, basta escolher o tipo de transição que do seu slide.

7. Anotações

É possível inserir comentários e texto que só você pode ver na hora de apresentar o slideshow. Dessa forma, você ganha uma colinha para não se perder.

Anotações permitem inserção de observações para ajudar na hora de apresentar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Para inserir anotações, clique na ferramenta conforme mostra a imagem. É preciso repetir o processo para cada slide em que você julgar necessário incluir notas. 

No modo de apresentação, usuário tem acesso às anotações (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

8. Atalhos de teclado

Para virar um ninja do PowerPoint, você precisa se habituar com os atalhos de teclado:

Alt+H, F, S
Altera o tamanho da fonte para o texto selecionado
Shift+F10
Apresenta o menu de contexto para um determinado objeto
Alt+N, P Insere uma imagem 
Alt+H, S, H
Insere uma forma
Alt+G, H
Seleciona um tema
Alt+H, L
Selecioa um layout
Alt+W, Q
Altera o zoom do slide
Ctrl+S  Salva a apresentação
Alt+S,B Começa a apresentação de slides 
Esc
Encerra a apresentação de slides

Como transformar duas apresentações do PowerPoint em uma? Veja no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo