Você estava usando o notebook e bebendo café, até que o líquido cai em cima do teclado. Apesar de desesperadora, a situação é comum e tem fácil solução. Na maior parte das vezes, o incidente não causa danos permanentes no aparelho e pode ser resolvido apenas com materiais disponíveis em casa.

Notebook não carrega mesmo ligado na tomada? Veja como resolver

Não importa se o líquido que causou o problema foi água, refrigerante, chá, café ou suco; seguindo as dicas abaixo, você retira com segurança o que foi derramado no seu laptop para continuar usando o computador normalmente.

Passo 1. Desligue o notebook imediatamente após a queda do líquido. Retire todos os dispositivos externos, como pendrives, e desconecte o cabo da bateria.

Notebook sem dispositivos ou cabos conectados (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 2. Vire o laptop de cabeça para baixo, de forma que o líquido saia o máximo possível e pare de entrar no dispositivo.

Notebook de cabeça para baixo para sair líquido (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 3. Retire o teclado do notebook. Se você não souber como fazê-lo, siga até o passo 6 deste tutorial.

Retirada do teclado do notebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Coloque um pano de algodão ou papel toalha sobre o notebook. Deixe que o tecido absorva todo o líquido sem esfregá-lo. Repita a operação quantas vezes forem necessárias até que o papel toalha ou pano saia completamente seco.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Líquido derrubado no notebook sendo absorvido com papel toalha (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 5. Faça o mesmo com o teclado. Se o líquido que tiver sido derramado não for água, umedeça o mínimo possível um pano de algodão limpo ou papel toalha e limpe as partes que estiverem pegajosas. Faça isso pressionando levemente cada área. Não esfregue, para que não soltem fiapos ou pedaços de papel no teclado ou notebook.

Secagem do teclado do notebook com papel toalha (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 6. Espere alguns minutos até que qualquer umidade tenha secado completamente. Após isso, recoloque o teclado no notebook - siga os passos 7, 8 e 9 do tutorial já mencionado para aprender a encaixar a peça.

Encaixe do teclado do notebook (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Pronto, seu teclado está seco. Caso ele não tenha voltado a funcionar mesmo após os procedimentos acima, procure uma assistência técnica autorizada pela fabricante do seu computador.

Como corrigir teclado desconfigurado? Comente no Fórum do TechTudo.

Não acho a bateria do meu notebook. Como faço?

Alguns modelos de notebook t�

... �m bateria interna, o que torna mais difícil de manipulá-los. Se você não tem experiência em abrir laptops e retirar a bateria interna, uma solução para o problema em questão é executar os procedimentos acima sem retirar o teclado. Ou seja: desligue o dispositivo, coloque-o de cabeça para baixo, espere todo líquido sair e depois limpe com pano de algodão seco ou papel toalha.

É importante frisar que o aparelho nunca deve receber fonte de calor. Submeter o notebook a secador de cabelo e outros utensílios do tipo pode danificar os circuitos e causar ainda mais estragos.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo