Rise of the Tomb Raider apresenta a evolução de Lara Croft, agora mais experiente e exploradora. Com direito a muitas tumbas, segredos e polêmicas, o TechTudo reuniu as curiosidades e easter eggs mais interessantes a respeito de Rise of the Tomb Raider na lista abaixo.

Confira nosso review completo de Rise of the Tomb Raider

Lara cabeçuda

Algumas das cartas de Rise of the Tomb Raider oferecem vantagens e desafios extras em modos fora da campanha, outras trazem apenas mudanças estéticas e divertidas. Uma delas ativa um Big Head Mode, clássico modo “Cabeção”, comum na época do Nintendo 64, no qual a cabeça da heroína e dos inimigos fica gigantesca.

Modo "Cabeção" deixa Rise of the Tomb Raider bem engraçado (Foto: Reprodução/Kotaku)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Tetris antigo

A primeira relíquia que Lara encontra na instalação soviética, na Rússia, é descrita como uma espécie de jogo (The Game), e peças coloridas podem ser vistas nela. Não é difícil reconhecer o formato de algumas e perceber que são referências ao clássico game Tetris, criado pelo russo Alexey Pajitnov.

Versão rudimentar de Tetris passa como relíquia em Rise of the Tomb Raider (Foto: Reprodução/YouTube)

Não sou forte o bastante

Há vários momentos no jogo em que Lara poderá tentar puxar um objeto pesado, sem sucesso, e murmurar para si mesma: "Hmm, I’m not strong enough" (Hmm, eu não sou forte o bastante). É uma referência a Tomb Raider: Angel of Darkness, do PlayStation 2, em que a heroína repetia a mesma frase quando não conseguia realizar certos feitos.

Frase de Lara Croft em Rise of the Tomb Raider remete a Angel of Darkness no PlayStation 2 (Foto: Reprodução/WikiRaider)

Isso pertence a um museu

Ao completar a coleção de 300 cartas em Rise of the Tomb Raider, jogadores ganham a Conquista/Achievement “These Belong in A Museum" (Isso é coisa de museu). Em português, a referência se perde, mas a frase é uma citação de "Indiana Jones e a Última Cruzada", herói que foi uma grande inspiração para a criação de Lara Croft.

Antes de Lara Croft caçar relíquias em Rise of the Tomb Raider, Indiana Jones já as enviava para museus (Foto: Reprodução/Distracted Blogger)

O retorno de Underpuss

Em Tomb Raider: Underworld, os jogadores se deparavam com o enorme polvo Kraken. Porém, antes de receber o nome oficial, ele foi batizado pelos usuários como “Underpuss”. Para surpresa dos fãs, Kraken apareceu

... no reboot de Tomb Raider como um boneco de pelúcia. Agora, pode ser novamente encontrado em Rise of the Tomb Raider, embaixo da cama de um dos bangalôs do acampamento Copper Mill.
Simpático polvo "Underpuss" aparece novamente em Rise of the Tomb Raider (Foto: Reprodução/WikiRaider)

O legado de Kain

Caso retorne à tumba Prophet’s Tomb após ter adquirido o gancho, o jogador conseguirá entrar na área secreta, antes inacessível, logo acima do acampamento sírio. Nesta área, é possível ver uma espada peculiar pendurada na parede – nada menos que a Soul Reaver, da série Legacy of Kain, game da mesma produtora de Tomb Raider.

A espada Soul Reaver aparece como um easter egg em Rise of the Tomb Raider (Foto: Reprodução/Legacy of Kain Wiki)

Feliz aniversário

Uma curiosidade sutil que pode passar despercebida pela maioria das pessoas é que, ao jogar Rise of the Tomb Raider no dia 14 de fevereiro, é possível ver a frase “Happy birthday Lara Croft” (Feliz aniversário) em algumas das telas de loading. Oficialmente, o dia 14 de fevereiro é o aniversário da protagonista da série, mas o ano varia para representá-la sempre jovem.

No canto inferior direito da tela, "Happy Birthday Lara Croft" em Rise of the Tomb Raider (Foto: Reprodução/WikiRaider)

Exclusividade polêmica

Fãs da franquia foram pegos no contrapé durante a Gamescom 2014, quando a Microsoft revelou que Rise of the Tomb Raider seria exclusivo para o Xbox One. O anúncio foi confuso e não mencionou que o título seria lançado um ano depois para o PS4. Segundo Phil Spencer, chefe da divisão do Xbox, a empresa acolheu Lara Croft para lutar contra a série Uncharted, da Sony, o que criou a rivalidade entre as franquias.

Anúncio de exclusividade de Rise of the Tomb Raider para Xbox One criou confusão na época (Foto: Reprodução/Engadget)

O mergulho do cisne

Uma das conquistas do jogo, “No Guts, No Glory" (Sem risco, sem glória), exige que o jogador mergulhe de cabeça, em queda livre, por pelo menos 2,5 segundos. Este “mergulho de cabeça” é o Swan Dive (Mergulho do Cisne), clássico movimento dos jogos originais de Lara Croft que reaparece em Rise of the Tomb Raider.

Os dez mil imortais

Jogadores que prestarem atenção no quadro de investigações de Lara talvez encontrem fatos curiosos aparentemente aleatórios, como um suicídio misterioso e um tiroteio em uma universidade. No entanto, estes eventos são referências às histórias em quadrinhos de Tomb Raider e ao livro Tomb Raider: Os Dez Mil Imortais. Há até mesmo a carteira de identidade de Kennard Montez, agente da Trinity enviado para matar Lara no livro.

Detalhes aparentemente aleatórios são na verdade fatos de outras mídias em Rise of the Tomb Raider (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Qual a melhor franquia: Uncharted ou Tomb Raider? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo