A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (4) a tão esperada notícia: a Cortana chegou em português. A novidade está na build 14279 do Windows 10, que traz a assistente de voz para os idiomas Espanhol (México), Português (Brasil) e Francês (Canadá). A novidade chega primeiro para membros do Windows Insider, como sempre. Por isso, a fabricante do software pede ajuda. "Nosso trabalho nunca termina e uma grande parte do nosso processo de desenvolvimento está em receber o feedback de vocês. Estas são as primeiras versões que continuaremos a melhorar", explica no blog oficial.

Cortana em português terá voz de âncora de TV, diz gerente da Microsoft

Cortana chegou em português; veja o que muda na assistente pessoal do Windows 10 (Foto: Divulgação)

Vale notar que a Cortana em português chega com atraso. A versão brasileira da assistente pessoal Cortana, da Microsoft era prevista para 2015. Porém, o vice-presidente de Engenharia de Sistemas do fabricante do Windows, Gabriel Aul, confirmou em sua conta no Twitter, que a novidade só estaria pronta em 2016, porém, seguia como "um prioridade para as equipes" de desenvolvimento.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

Como usar a Cortana em Português

Para usar a Cortana em nossa língua, usuários precisam baixar versões prévia do Windows 10 no modo Fast Ring (Rápido), que pode conter bugs e alguns problemas de desempenho. Segundo a Microsoft, a assistente é grande fã dos pastéis e culinária brasileira, o que revela que diversos truques e brincadeiras podem estar escondidos na Cortana em português.

A chegada da Cortana para o Brasil era inicialmente prevista para dezembro, porém o recurso teve um atraso por conta de problemas na tradução. A assistente chega meses após o lançamento do Skype Translator para brasileiros, recurso que traduz conversas em tempo real do Inglês e outros idiomas para Português.

Windows 10 Mobile

Por enquanto, a Cortana estará disponível em português apenas nos computadores. Para o Windows 10 Mobile, em celulares, a assistente deve chegar em futuras atualizações.

Outras melhorias na Cortana

Além dos novos idiomas, a Cortana recebeu também melhorias na sua capacidade de dar lembretes ao usuário. A partir de agora, é possível dar lembretes mais simples à assistente e adicionar os detalhes depois.

Por exemplo, é possível pedir para ser lembrado da leitura de um livro ou de um compromisso sem adicionar horário ou outro detalhe. Todos as informações poderão ser alteradas posteriormente no notebook da Cortana. No há, por enquanto, confirmação se isto está disponível para o português.

A Build 14279 investiu trouxe mudanças também na tela de bloqueio do sistema. A partir de agora, a área terá o mesmo papel de parede para a área do relógio e a de login. Até agora, o usuário poderia apenas optar entre o wallpaper do Windows e cores sólidas para a segunda tela.

Vale a pena baixar a build nova do Windows 10 com Cortana em português? Comente no Fórum do TechTudo.

A Microsoft aumentou ainda a integração entre o aplicativo de apresentações Sway com o app de fotos do Windows 10. Fora isso, o aplicativo beta do

... topico-tip">Xbox One foi atualizado com novas placares e sugestões.

Ambas as funcionalidades poderão ser baixadas por qualquer usuários, mesmo que não sejam participantes do Insider.

A Build 14279 corrigiu ainda problemas de desempenho no Microsoft Edge e telas azuis para alguns usuários, além de melhorias em pacotes de idiomas. No entanto, a empresa avisa que usuários Kaspersky Antivirus, Internet Security, ou Kaspersky Total Security Suite poderão ter problemas com a nova compilação. Confira a lista completa de erros no site da Microsoft.

*Colaborou Elson de Souza

Via Blog do Windows



>>> Veja o artigo completo no TechTudo