O Windows 10 permite formatar o sistema de maneira simples, sem precisar baixar a plataforma novamente. Com isso, os usuários resolvem diversos problemas como travamentos, erros em funções ou até mesmo situações envolvendo vírus. O procedimento reinstala o software, apaga todos os programas e arquivos salvos na máquina e deixa o visual como novo.

Como saber se há espaço livre no HD do PC

A função de restauração pode ser encontrada nas configurações. Confira no tutorial a seguir como formatar seu computador com Windows 10, atual sistema operacional da Microsoft.

Aprenda a formatar o Windows 10 instalado no computador. (Foto: Divulgação/Microsoft)

Formatar pelo computador

Passo 1. Clique no botão iniciar no canto esquerdo da tela e selecione “Configurações”;

Acesse o menu iniciar no computador para abrir as configurações no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Escolha a opção de “Atualização e Segurança” na janela que será exibida no computador;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Encontra a opção de atualizações e segurança (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. No menu da lateral esquerda clique em “Recuperação” e depois selecione o botão “Introdução” na categoria “Restaurar o PC”;

Acesse o item para restaurar o PC e começar o procedimento (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Será aberta a tela para iniciar a formatação do Windows. Selecione “Remover tudo” para fazer a formatação completa e evitar que programas defeituosos continuem na máquina;

Escolha a opção para apagar os arquivos para uma formatação completa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. O recurso vai listar os programas que serão apagados. Continue em “Avançar”;

Selecione o botão de avançar para continuar a formatação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Ao final, clique no botão “Redefinir” para iniciar a formação do computador com Windows 10.

... s2.glbimg.com/aTampNsSWnVXAXJ_fj59j_s2DIU=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/02/24/w06.jpg" alt="Finalize no botão de restaurar e aguarde a finalização do processo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)" height="329" width="695">Finalize no botão de restaurar e aguarde a finalização do processo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O PC será reiniciado e a reinstalação do Windows 10 irá começar. É fundamental manter a máquina ligada até o fim do processo e caso seja um notebook, mantenha a bateria ligada na tomada. Qualquer interrupção pode gerar erros no sistema.

O procedimento de formatação é automático e o usuário só precisa esperar. Quando finalizar, o computador estará como novo e será necessário preencher informações de acesso, como senha da rede, criar um código de acesso e adicionar idioma e fuso horário.

Formatação limpa

Caso prefira instalar uma cópia nova do Windows 10 no computador, o usuário pode optar pela formatação limpa. Isso evita que vestígios ou erros da plataforma já salva no computador continuem depois da restauração. Para isso, é preciso baixar o Windows 10 novamente para fazer a instalação.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Outra opção é criar um disco de imagem ISO para formatar o computador ou até criar um pendrive de restauração, ideal para quem tem notebooks sem drive de CD como os ultrabooks.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo