O Picasa, serviço do Google para armazenamento e edição de fotos, será descontinuado a partir do dia 1º de maio. Os usuários que utilizam o serviço para salvar fotos na nuvem podem migrar automaticamente para o Google Fotos, que é mais completo e competente no quesito armazenamento de arquivos.

Como encontrar e editar seus álbuns do Picasa dentro do Google Fotos

Porém, se você também utiliza o Picasa para fazer rápidas edições e retoques em fotos, ficará órfão desta função. O programa para desktop também será descontinuado a partir do dia 15 de maio. Confira a lista com sete alternativas para substituir o Picasa.

Picasa será descontinuado a partir de maio (Foto: Reprodução/Google)

1. PhotoScape

O PhotoScape é um dos melhores aplicativos para substituir o Picasa. Além de ser gratuito, o editor de imagem é completo. Contém inúmeras ferramentas para edições de fotos e efeitos, com uso simples e intuitivo. Você pode redimensionar imagens em lotes, combinar, adicionar filtros, criar molduras e mais.

PhotoScape é um dos melhores programas para substituir o Picasa (Foto: Divulgação/PhotoScape)

2. Paint.NET

O Paint.NET não é o mesmo Microsoft Paint que vem pré-instalado em todas as versões do Windows. A interface é simples, intuitiva e o programa é mais completo que o finado Picasa, pois possui suporte a camadas, função desfazer ilimitada Ctrl + Z e efeitos especiais para fotos.

Paint.NET também se mostra uma ótima opção (Foto: Divulgação/Paint.NET)

3. The GIMP

O The Gimp é o mais complexo e completo programa de edição de fotos desta lista e é rival direto do Adobe Photoshop. Se você está disposto a aprender mais sobre edição e montagem de imagens, o The GIMP pode ser um ótimo ponto de partida. O programa é totalmente gratuito.

GIMP é um editor que se compara ao Photoshop (Foto: Divulgação/GIMP)

4.

... PhotoFiltre

O PhotoFiltre possui ferramentas básicas e complexas. Assim, fica à critério do usuário fazer uma edição mais simples ou deixar a foto mais elaborada. Na barra de ferramentas há funções como varinha mágica, balde de tinta, seleção e outras. Nos menus, está o acesso a funções mais complexas. 

Photofiltre (Foto: Divulgação/Photofiltre)

5. Pixlr

O Pixlr é outro excelente editor de imagens e a sua grande vantagem é ser multiplataforma. Possui versões que podem ser instaladas no Windows, Mac OS X e em dispositivos móveis, como smartphones e tablets com Android e iOS. Também possui interface web.

Editor de imagens multiplataforma Pixlr (Foto: Divulgação/Pixlr)

6. Snapseed

O Snapseed ganhou inúmeros prêmios de melhor editor de imagem, tanto na App Store quanto na Google Play Store. Sua principal vantagem é a forma intuitiva e simples de editar as imagens no computador. Também contém muitas ferramentas e filtros diversos.

Snapseed já ganhou vários prêmios de melhor editor de imagem (Foto: Divulgação/SnapSeed)

Atualmente, o Snapseed pertence à Google e continua mantendo o padrão de qualidade que o consagrou. Está disponível para dispositivos com Android e iOS.

7. Fotor

O Fotor pode ser usado diretamente do navegador, por meio de apps no iOS, Android e Windows 8. Com o Fotor é possível aplicar efeitos, filtros, texto nas imagens e realizar algumas montagens simples.

Fotor é o editor online mais famoso de todos (Foto: Divulgação/Fotor)

Qual é o melhor processador para trabalhar com programas gráficos? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo