Se você já recebeu uma avalanche de promoções na caixa de entrada depois de fazer cadastros online, deve saber a importância de manter seu e-mail no anonimato. Nem sempre é seguro divulga-lo para qualquer pessoa ou site na Internet. Nesses casos, para se proteger de spam e ainda ficar livre para testar serviços sem compromisso, uma boa solução é usar um e-mail temporário, que pode ser descartado sem pena após um período curto de tempo. 

Como tirar vírus do e-mail; pare de enviar spam

Confira 10 das melhores opções de email temporários ou e-mails descartáveis que estão disponíveis gratuitamente na Internet.

1) Tempsky

Tempsky deixa seu e-mail no ar por 15 minutos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Com um uso simples e design limpo, o Tempsky (tempsky.com) permite customizar seu endereço de e-mail temporário ou selecionar um aleatoriamente com um único clique. A caixa de entrada fictícia do e-mail descartável fica ativa por 15 minutos, renováveis por mais 15 minutos quantas vezes for preciso – tempo mais que suficiente para receber mensagens de confirmação de cadastro, por exemplo.

2) Air Mail

Air Mail oferece link único para sua caixa temporária (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Air Mail (getairmail.com) tem um visual mais clássico, mas também permite escolher um endereço personalizado para receber mensagens temporariamente. Como diferencial, o serviço oferece um link único para sua caixa de entrada, que pode ser acessada depois a qualquer momento, mesmo usando um outro computador. Para isso, basta copiar a URL que aparece na barra do navegador.

3) Throw Away Mail

Throw Away Mail tem interface limpa e simples (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Throw Away Mail (throwawaymail.com) tem como ponto forte sua interface simples, sem propaganda ou informações desnecessárias na tela. Ao acessá-lo, o usuário dá de cara com o seu e-mail temporário, que pode ser trocado com um clique. As mensagens são abertas a mesma tela, em forma de cascata. Isso significa que até para abri-las é desnecessário carregar novas páginas.

4) Mailinator

Mailinator tem planos pagos com funções extras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Mailinator (mailinator.com) se destaca pela diversidade de domínios que oferece, na casa das centenas. Para usar, basta digitar um nome de usuário qualquer em um campo de texto: em segundos, seu e-mail descartável aparece na tela, e pode ser renovado quando você quiser. Caso queira funções extras, como mais espaço de armazenamento e domínio próprio, há planos pagos para selecionar.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

5) MyTemp

... Email
MyTemp Mail tem múltiplas contas e design refinado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

MyTemp Email (mytemp.email) tem um dos designs mais refinados dentre as opções da lista, com fortes inspirações na linguagem Material Design, adotada pelo Google. Ele oferece uso de múltiplos e-mails temporários ao mesmo tempo, e ainda permite usar seu domínio próprio, criando um gerador pessoal de e-mails aleatórios. Para completar, o MyTemp Email ainda oferece alertas sonoros e visuais no navegador quando há nova mensagem, e o download do conteúdo.

6) Fake Inbox

Fake Inbox permite responder mensagens recebidas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

FakeInbox (fakeinbox.com) não tem um visual tão atrativo quanto os seus concorrentes, mas é um dos poucos que permitem responder um e-mail recebido. Além disso, ele oferece a criação de endereços randômicos a qualquer momento, sempre com expiração de 60 minutos.

7) Melt Mail

Melt Mail permite programar expiração da conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Melt Mail (meltmail.com) é um e-mail temporário com tempos variáveis de expiração, cujo limite pode ser definido pelo usuário: 3 horas, 6 horas, 12 horas ou 24 horas. Para facilitar a vida de quem precisa de um e-mail descartável no celular, o serviço oferece aplicativos para iPhone e Android com as mesmas funções, e completamente gratuito.

8) Temp Mail

Temp Mail tem visual bonito e permite baixar suas mensagens (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Temp Mail (temp-mail.org) é um dos mais bem desenhados e fáceis de usar, uma aparência que lembra uma caixa de e-mail comum. Seu endereço temporário aparece no topo e pode ser trocado quantas vezes desejar com um nome qualquer, escolhendo entre quatro domínios. O botão refresh garante que você não tenha que atualizar a página completa para verificar novas mensagens, cujo conteúdo pode ser baixado para o computador e aberto em outro programa.

9) 20 Minute Mail

20 Minute Mail recebe, envia e muito mais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O 20 Minute Mail (20minutemail.com) traz um conjunto de funções valiosas e gratuitas para usar, que vão desde a criação de um endereço personalizado com dois domínios diferentes, até o envio de mensagens completas com direito a rich text e adição de imagem. Há também a função Snapemail, que permite mandar mensagens autodestrutivas; e a função de encaminhamento, que manda uma cópia de tudo o que é recebido para o seu e-mail pessoal. Também pode ser usado em celulares com Android.

10) Sharklasers

Clássico Sharklasers ainda funciona (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Sharklasers (sharklasers.com) é um dos serviços de e-mail temporários mais antigos e que ainda estão disponíveis. E não é por menos, já que ele tem personalização de endereço com nove domínios diferentes ou com um que você possua, e endereço oculto para ainda mais proteção, tudo de graça. Infelizmente, as funções de responder e encaminhar não estão mais operantes, mas ainda é possível usá-lo para receber mensagens descartáveis por até uma hora, antes que sejam eliminadas.

Qual é o melhor e-mail, Gmail ou Outlook? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo