A Google Play Games mudou a forma de apresentar a identidade dos usuários. A partir desta quinta-feira (18), os jogadores que participam da plataforma poderão escolher usernames diferentes do nome oficial que aparece no perfil da conta Google. A abordagem é similar à adotada pela Xbox Live, da Microsoft, e pela PSN, a rede do PS4 e outros produtos da linha PlayStation.

Preço mínimo de apps e games na Google Play Store passa por redução

Com a mudança de hoje, o Android vai convidar o usuário a escolher uma Gamer ID (a identificação dentro da plataforma para jogos) e um avatar, entre as dezenas que o Google produziu especialmente para a comunidade de jogadores.

Processo para criar um novo username no Google Play Games (Foto: Divulgação/Google)

Download grátis o app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

De acordo com a empresa, uma das coisas mais legais de jogar games é "escolher um pseudônimo e deixar sua marca registrada por onde quer que você passe". A partir desta motivação, eles decidiram habilitar a Gamer ID dentro do Play Games. Ainda assim, será necessário ter uma conta Google para acessar os games. A diferença é que um usuário com a conta [email protected] poderá ter o usuário "BondesJames007" dentro da comunidade de jogos.

Como recuperar conquistas no Google Play Games? Comente no Fórum do TechTudo.

O Google esclareceu ao TechTudo que não será mais necessário ter um perfil do Google+ para acessar a loja de jogos e mesmo a comunidade virtual de gamers. Na prática, a empresa dá mais um passo para tornar sua rede social – sucessora do Orkut e rival do Facebook – ainda menos importante no cotidiano dos internautas que utilizam os serviços online da empresa.

São 40 avatares à disposição para escolher e deixar o perfil com a sua cara. Também para facilitar a vida de quem curte os jogos casuais disponíveis para Android, o processo de login passar

... á a ocorrer apenas uma vez

Depois de colocar a conta Google (geralmente associada a um endereço do Gmail), o usuário precisará confirmar sua identidade Gamer ID somente uma vez. Atualmente os jogos presentes na Google Play Store pedem login a cada vez quem um título é instalado, para realizar os salvamentos e também para conectar o jogador com seus amigos

Segundo o Google, três em cada quatro usuários de Android utilizam algum games. Nos últimos seis meses houve o ingresso de 180 milhões de novos membros.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo