O Mega é um serviço de nuvem que oferece pacotes gratuitos e pagos, com diferentes espaços de armazenamento. Muitos usuários utilizam para guardar arquivos grandes, já que o recurso permite guardar até 50 GB sem pagar nada. Além disso, ele trabalha com uma criptografia completa, o que pode ser um ponto positivo para segurança, mas impede um recurso de redefinição de senha.

Kim Dotcom diz que 'não confia mais no Mega' e quer lançar concorrente

Para recuperar a conta, o usuário precisa fazer o backup de uma chave mestra e evitar que os arquivos sejam congelados. Veja mais detalhes sobre o assunto.

Mega só permite recuperar acesso à conta com chave mestra (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Privacidade no Mega

Para começar a falar sobre o Mega, é interessante explicar como funciona a privacidade de dados do serviço, que foi lançado em 2013. Por ser uma plataforma de nuvem, os arquivos dos usuários não ficam salvos no computador e sim em um servidor externo, no caso, controlado pelo Mega. Com isso, para evitar o acesso indevido de terceiros, todos os dados armazenados e transferidos para o Mega são criptografados.

Para ajudar a manter esses dados seguros, é recomendado pelo Mega não dar a senha para terceiros e usar um antivírus atualizado no computador. O acesso não utiliza programas na máquina, sendo feito pelo navegador diretamente no site do Mega.

Perdeu a senha?

Por ter essa criptografia rígida, o usuário não tem uma ferramenta para a recuperação de senha. É isso mesmo: caso tenha esquecido o código, perderá totalmente o acesso à conta, de forma definitiva. Para evitar isso, o Mega oferece um recurso para exportar uma chave mestra e somente com ela o internauta poderá criar uma nova senha para a conta.

Sem a chave mestra o usuário não poderá acessar a conta do Mega, caso esqueça a senha (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Sem essa chave ou a senha o usuário não poderá descriptografar a conta existente. Caso o usuário queira utilizar a mesma conta de e-mail, poderá congelar os dados salvos no Mega e criar uma nova conta no serviço de nuvem. Os arquivos na conta antiga ficarão armazenados nos servidores por até 60 dias.

Caso você se lembre da antiga senha será necessário encontrar em contato com o Mega para conseguir ajuda nessa recuperação dos arquivos, utilizando o e-mail de suporte ([email protected]). O serviço garante que nesse período de tempo os arquivos estarão disponíveis. Uma forma de não perder os dados é criar um novo perfil com outra conta de e-mail e assim não correr o risco de congelar os arquivos salvos. Caso recupere sua senha mais tarde, basta fazer o login com e-mail e senha, normalmente.

Qual melhor site para guardar arquivos? Opine no Fórum TechTudo

Chave mestra do Mega

Com o código da chave mestra o usuário poderá criar uma nova senha de acesso para a conta do Mega, depois de confirmar a ação em um e-mail enviado para o usuário. Vale lembrar que o internauta não recupera a senha antiga, mas estabelece uma nova. Os arquivos permanecerão intactos, sem perda de dados nessa ação.

... ta do Mega (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)" height="287" width="695">Caso tenha a chave mestra o usuário poderá criar uma nova senha para a conta do Mega (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O backup do código é gratuito e pode ser feito pelas configurações do usuário no Mega, que precisa estar logado no serviço. O código pode ser salvo em alguma agenda, anotado ou até baixado em um arquivo de texto. A senha só pode ser resetada com essa chave mestra e isso vale para o plano gratuito ou Pro (pago) do Mega.

Mudar a senha

Caso o internauta tenha a senha antiga e esteja querendo alterar para ter maior segurança, ou evitar acesso de terceiros, o procedimento poderá ser feito diretamente pelo perfil do usuário no Mega. Basta fazer o login no serviço pelo navegador, acessar as configurações, digitar a senha antiga e escolher uma nova, com um campo de confirmação. Os dados são alterados no mesmo instante, de forma tradicional.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone



>>> Veja o artigo completo no TechTudo