O Facebook oferece ferramentas para banir pessoas de uma página e ajudar os donos de fan pages a proteger o seu conteúdo de trolls (pessoas cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão) e haters (pessoas que postam comentários de ódio ou crítica sem qualquer critério). 

Facebook exclui perfis brasileiros com 'nomes estranhos'

Com isso, membros inconvenientes da rede social podem ser banidos, bloqueados e excluídos de determinada página pelo administrador, utilizando as configurações da rede social. A ferramenta pode ser aplicada para quem curtiu ou não o conteúdo, de forma simples e rápida.

Facebook pode banir usuários; saiba como funciona em páginas de fãs (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Como banir alguém que curtiu a sua página no Facebook

Passo 1. Clique no botão de “Configurações” no topo direito da página;

Acesse o botão de configurações na sia página do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Encontre a opção “”Pessoas e outras Páginas” no menu da esquerda. Note que na direita está uma lista de “Pessoas que curtiram esta Página”. Clique no ícone de “roda dentada” ao lado do usuário e selecione “Banir da página”;

Abra a lista de pessoas que curtiram a página para banir determinado usuário (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Clique em “Confirmar” para banir o usuário da sua página;

Confirme o banimento do usuário na sua página do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Se arrependeu? É possível cancelar o recurso. Para isso, acesse o menu de “Pessoas banidas da Página”. Clique no menu de “roda dentada” ao lado do perfil e selecione “Cancelar o banimento”.

Download grátis do app TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Cancele o banimento do usuário quando preferir na página do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como banir alguém que não curtiu a sua página no Facebook

Passo 1. Caso o administrador da página esteja tendo problemas com perfis que não curtiram ou "descurtiram" a página, há duas formas práticas para banir a pessoa, já que ela não aparece na lista das configurações.

Primeiro isso pode ser feito pelo comentário dessa pessoa. Clique no ícone de “X Ocultar” ao lado do item. Em seguida selecione “Banir + nome do usuário”;

... SeKgq_U8bePA=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/02/02/ban-022.jpg" alt="Banir o usuário pelo comentário na página do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)" height="267" width="695">Banir o usuário pelo comentário na página do Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Outra forma é pela postagem do usuário que deseja banir. Role a página até encontrar a opção de “Publicações do visitante”, na lateral esquerda;

Banir um usuário que não curtiu a página pelo comentário (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Ao clicar será aberta uma janela com a listagem de comentários de usuários, inclusive os que não curtiram a página. Selecione o perfil que deseja remover e clique no ícone de “seta”. Confirme em “Banir da Página”.

Confirme no botão de banir da página no Facebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

O que acontece quando alguém é banido de uma página no Facebook?

Quando uma pessoa é banida, ela não pode curtir ou interagir com a página, como comentar e fazer postagens.

O administrador da página pode remover o usuário na lista de banidos, no entanto ele terá que curtir novamente para visualizar as atualizações.

As interações já feitas pelo usuário banido são ocultadas da página, como posts e comentários. A visualização das postagens depende das configurações de privacidade estabelecidas pelo administrador.

Página com usuário tradicional que curtiu (à esquerda) e mesma página com usuário banido (à direita) (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para entender melhor, o administrador é o único que tem permissão para alterar as funções e configurações da página, além de todas as outras funcionalidades.

Já o editor pode adicionar apps, excluir publicações, responder comentários e banir pessoas.

O Moderador acessa o conteúdo da página e pode enviar mensagens, responder e excluir posts e comentários, banir usuários, criar anúncios e ver informações.

Quais são os melhores apps mensageiros? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo