As extensões do Chrome , navegador do Google, podem tornar a vida de quem costuma fazer muitos downloads pelo navegador mais fácil. Os plugins permitem um controle mais avançado sobre os arquivos baixados, garantem acesso fácil à lista de downloads ativos e já concluídos, além de limpar a interface do Chrome , deslocando a barra inferior para abas dedicadas e pop-ups acionados por botões.

Como baixar um plugin no Chrome

Abaixo, separamos algumas das melhores opções disponíveis na Chrome Web Store. Todas são gratuitas e possuem características interessantes. Conheça:

Gerenciador de downloads deixam a experiência no Chrome mais completa (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Chrono

Entre as extensões que se dedicam à tarefa de dar ao usuário um controle maior sobre os downloads, Chrono é a mais popular e bem avaliada. Uma das funções dessa ferramenta que chama a atenção é a grande integração com o navegador. Menus, menus de contexto e configurações referentes ao gerenciamento de downloads do Chrome passam a ser controladas pela extensão.

Chrono é rápido e emite notificações no desktop sempre que um download é concluído (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Outra vantagem é que ela aposenta a barra inferior, deslocando downloads em andamento para uma aba específica. Há, ainda, um recurso que verifica todo o conteúdo de uma página de Internet, separando os links para que o usuário escolha o que quer baixar: de vídeos e arquivos grandes a imagens presentes na página.

Download Master

Menos completo do que o Chrono, o Download Master é focado em agilizar o processo de fazer downloads de grandes quantidades de arquivos presentes numa única página. A extensão permite que, de forma fácil, seja possível dar início ao download de todas as imagens, arquivos de texto, vídeos e etc presentes na página que o usuário visita em dado momento.

Download Master permite que você baixe, de uma só vez, todos os arquivos possíveis de uma única página da Internet (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

É possível visualizar os links numa área separada da tela para dar início aos downloads, selecionando apenas os arquivos que o usuário pretende baixar naquele momento.

FVD Downloader

A pegada do FVD - Free Video Downloader é mais específica, já que ela é dedicada em possibilitar que os vídeos contidos em quase qualquer tipo de site sejam baixados via Chrome. Além disso, dependendo do site, é possível baixar músicas e jogos, desde que sejam disponibilizados em formato Flash;

... m/po/tt2/f/original/2016/01/25/fvd-facebook.png" alt="Segundo desenvolvedores, o FVD permite baixar vídeos de 99% dos sites da Internet (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)" height="345" width="695">Segundo desenvolvedores, o FVD permite baixar vídeos de 99% dos sites da Internet (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Depois de realizar a instalação, tudo que o usuário precisa fazer é clicar no botão da extensão, que é adicionado ao Chrome. Caso o site que está sendo visualizado num dado momento possua conteúdos que podem ser baixados pela extensão, haverá uma lista com links para iniciar o processo. Basta clicar no item desejado para que o download comece.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Downloads – Your Download Box

Muita gente não gosta da barra de downloads padrão do Chrome, que ocupa a parte inferior da tela enquanto um arquivo está sendo copiado da Internet. Se você faz parte dessa turma, o Download – Your Download Box é uma forma fácil de se livrar do incomodo.

Mais simples, Download Box cria um pop-up para controlar os arquivos baixados da Internet (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Essa extensão funciona criando um botão, localizado no canto superior direito da tela. Quando um arquivo está sendo baixado, basta clicar nele para visualizar o progresso da ação dentro de uma janela criada pelo complemento. Simples, o complemento é ideal para quem não gosta da barra padrão do Chrome.

Download Manager

Com um nome tão direto, você pode esperar que essa extensão supra todas as necessidades em relação ao gerenciamento de downloads. Com interface simples, o Download Manager é interessante dada a sua capacidade de pausar downloads (a função, embora suportada pela extensão, pode não funcionar corretamente, dependendo do tipo de arquivo e site de onde ele é copiado).

Download Manager cria área específica para downloads, com botão de pausa, pesquisa e atalhos para arquivos baixados (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O complemento suporta, ainda, notificações no desktop a respeito da conclusão, ou interrupção de um download. Assim como outras soluções dessa lista, ele elimina a barra padrão do Chrome, deslocando as informações sobre arquivos sendo baixados para um botão no canto superior direito.

Por que o Google Chrome está demorando a abrir? Veja outras dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo