A digitação já tomou o lugar do papel e da caneta na hora de fazer anotações ou escrever textos longos, deixando pessoas mais ágeis com os dedos em vantagem sobre quem tem menos habilidade no teclado do PC. Para conseguir velocidade, os usuários precisam de um treino mínimo, observando detalhes como grupos de letras e a posição das mãos.

Como digitar acentos, emoji e símbolos no Mac 

Confira uma lista com programas gratuitos que podem ajudar treinar seu cérebro para digitar melhor e mais rápido, e aumente, em pouco tempo, a sua produtividade no computador. Os nove aplicativos estão disponíveis para Windows, Mac OS, Linux e também funcionam online (web). 

Programas gratuitos ajudam usuários a digitar mais rápido no PC (Foto: Divulgação)

1) TypeFaster

Desenvolvido para Windows, o programa TypeFaster tem uma interface simples que permite ao usuário treinar a digitação rápida ao assimilar grupos pequenos de letras no teclado do PC.

O software exibe uma lista de palavras que devem ser digitadas em um tempo adequado, com dificuldade progressiva: o tamanho e a quantidade das palavras aumentam enquanto o tempo diminui. O app também possui um jogo estilo 8-bits para distrair o usuário enquanto está praticando.

TypeFaster está disponível para Windows e possui jogo estilo 8-bits para treinar (Foto: Divulgação)

2) MaxType Lite

Mais do que um tutor, o MaxType Lite desafia com técnicas de digitação rápida. O programa tem dois modos: um de treino, em que se deve digitar o que é sugerido na tela, acompanhando sempre a velocidade e a precisão dos toques; e o Modo Extremo, que faz da máquina um oponente e testa o máximo da velocidade de digitação no teclado.

O app para Windows ainda mostra erros de digitação para forçar o usuário a ter atenção, feito para teclados em inglês.

O MaxType Lite oferece dois modos para treinar técnicas de digitação rápida (Foto: Divulgação)

3) Addictive Typing Lessons

Para quem gosta de personalização, o Addictive Typing Lessons permite modificar as 26 lições pré-instaladas com palavras de qualquer língua. Como em outros programas, também é possível acompanhar o desempenho com base em pontuação.

Não há limitação de sistema operacional: é possível usá-lo no Windows, Mac e Linux, pois é uma extensão para Firefox.

Addictive Typing Lessons permite 
... personalizar lições e verificar pontuação (Foto: Divulgação)

4) KeyBR

O mais simples de usar da lista é o KeyBR, que ensina a digitar mais rápido por meio de um aplicativo web, que roda em qualquer navegador. A interface é bonita e organizada, e oferece opção de personalização com redimensionamento do teclado e mudança de tema entre branco e preto.

O site também tem um modo multiplayer, mas que não funciona sempre, pois requer que alguém esteja online junto com você.

KeyBR é um app web para treinar digitação e jogar multiplayer (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

5) Sense-Lang

A Sense-Lang é uma empresa que oferece cursos de digitação, mas que também disponibiliza uma ferramenta online de uso gratuito para que usuários se familiarizem com a digitação dinâmica.

A interface é bonita e inteligente, com letras soltas, e não palavras, que devem ser digitadas. O app avisa com alertas sonoros quando houver erro e, ao final de cada lição, é possível ver uma pontuação e decidir se é hora de avançar de nível ou não.

O programa Sense-Lang tem alertas sonoros e diferentes níveis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

6) Klavaro

O Klavaro é uma opção totalmente adaptada para português que ensina com detalhes como aperfeiçoar a digitação. O programa, gratuito para Windows e com menos de 20 Mb, ensina desde orientações básicas, sobre como repousar os dedos sobre o teclado, até aulas avançadas, passando por adaptabilidade, rapidez e fluidez.

Caso queira, o usuário pode também mudar o idioma da interface e a configuração do teclado, caso esteja usando um notebook importado.

O Klavaro está totalmente em português e treina rapidez e fluidez (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

7) Rapid Typing 

Para quem gosta de aprender jogando, o Rapid Typing traz um pacote completo com lições para usuários iniciantes e avançados, além de uma interface divertida em todos os níveis.

Oferece tanto a opção de teclar para mover o boneco na tela, quanto a de digitar sequências de letras para avançar nos tutoriais. O app roda em Windows e é ideal para uso em sala de aula com crianças. 

Rapid Typing é o programa ideal para treinar digitação rápida com crianças (Foto: Divulgação/Typing Tutor)

8) TIPP 10

O TIPP 10 é, talvez, a alternativa mais versátil do mercado para aprender digitação rápida. Disponível para Windows, Mac e Linux, além de versão web, o programa permite ajustar o nível de ajuda oferecido pela ferramenta, algo que facilita seu uso por iniciantes e experientes. 

Na hora de praticar, o usuário deve digitar frases, ao contrário de letras soltas. Um dos pontos negativos é que o app não está disponível em português.

TIPP10 está disponível para Windows, Mac e Linux, além da versão web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

9) KeyBlaze

Gratuito como todos nesta lista, o KeyBlaze se destaca por mostrar um design realista, que tenta imitar as mãos do usuário sobre o teclado com uma animação bem feita.

As mãos virtuais acompanham os movimentos dos dedos na medida em que o usuário digita, o que ajuda não só a mover as mãos sem precisar olhar para baixo, mas também permite aprender exatamente como elas devem ficar dispostas sobre o computador ao longo do curso.

KeyBlaze permite visualizar o movimento correto das mãos ao digitar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Existe algum programa para digitar por comando de voz?  Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo