As geladeiras inteligentes integram o ambiente conectado das smart homes, com novas tecnologias, soluções de economia de energia, maior eficiência e recursos de conectividade. O Shoptime explica como esses eletrodomésticos estão mudando a rotina dos consumidores.

O destaque dos aparelhos é sua conexão com a internet, via Wi-Fi doméstico, para operação e monitoramento por aplicativo para smartphone ou tablet. Além disso, elas oferecem conectividade com outros dispositivos smart e com assistentes virtuais, como o Google Assistente e a Siri.

Dependendo do sistema, as próprias geladeiras inteligentes podem se tornar um hub da casa conectada e controlar outros aparelhos, como máquina de lavar, ar-condicionado, lâmpadas e smart speakers.

Entre os recursos encontrados em geladeiras smart, estão um controle mais preciso da temperatura interna, inclusive, com possibilidade de criar zonas de refrigeração diferenciada, para gelar mais certas prateleiras e gavetas, resfriar alimentos que acabaram de chegar do supermercado ou criar uma zona de descongelamento, para os alimentos que você vai utilizar naquele dia, por exemplo.

É possível dar esses comandos à distância, pelo app no celular. E também receber alertas, como aviso de porta aberta, aumento de temperatura ambiente ou necessidade de manutenção, atualização e reparos, inclusive, com orientação para fazer processos em casa, sem ter de chamar a assistência técnica.

Refrigeração e consumo

Juntamente com sensores mais modernos para monitorar tanto a refrigeração interna como a temperatura externa, os aparelhos conseguem trabalhar com maior eficiência e menor consumo de energia.

Isso inclui a aplicação da tecnologia Inverter nos equipamentos, que evita o "liga-desliga" do motor e busca manter o funcionamento constante, evitando picos de consumo de energia. A tecnologia promete reduzir o gasto do equipamento na conta de luz em mais de 50%.

Com recursos de inteligência artificial aliados aos sensores mais modernos, a geladeira oferece opções para controle da refrigeração e da umidade interna, para preservar melhor os itens armazenados. Há modelos com luzes e filtros especiais para ação antibacteriana, ou que simulam a luz solar, para que frutas e vegetais mantenham o frescor.

Câmeras e Door-in-Door

A grande maioria das geladeiras smart são Inverter, com o freezer na parte de baixo. Além de colocar as áreas mais acessadas na altura do olhar, para facilitar o acesso e deixar escapar menos ar frio, há modelos que contam com a solução Door-in-Door, uma área reduzida com porta de vidro, que permite visualizar o interior e pegar certos itens sem ter de abrir a porta toda.

Outra solução são os equipamentos com telas de LED e câmeras internas, para que o usuário visualize todos os itens armazenados sem precisar abrir as portas. Através do aplicativo do fabricante, é possível visualizar o interior da geladeira à distância, pelo celular.

A tela na porta, além de painel de controle touchscreen e hub de conectividade para a smart home, pode oferecer recursos de entretenimento. O sistema com as câmeras, conectado ao aplicativo, permite criar listas de estoque, para cadastrar os itens armazenados, sua data de compra,

... abertura ou validade.

Assim, você pode receber alertas dos produtos que estão acabando ou perto do vencimento, a fim de organizar melhor as suas compras no supermercado.

Visite o Shoptime para conhecer os modelos mais modernos de geladeiras e outros eletrodomésticos.

Nesta semana, está rolando a Black Night: ofertas com até 80% de desconto. Baixe o aplicativo Shoptime na loja de apps do seu smartphone. Por lá, você tem mais descontos exclusivos e pode acompanhar suas entregas, além de outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo