Microsoft decidiu trazer para o Windows 10 diversas melhorias para quem usa o sistema com mouse e teclado. Mas, os dispositivos com telas sensíveis ao toque não foram abandonados. Da tela Iniciar ao modo Continuum, veja tudo o que promete melhorar a experiência do 'modo tablet' em relação ao Windows 8. O TechTudo testou as novidades do e traz as primeiras impressões em texto e vídeo.

Fast Ring: como obter novidades do Windows 10 Preview mais rápido

Interface

A usabilidade do Windows 10 em 'modo touch' parte da herança recebida do Windows 8, mas com algumas importantes melhorias. O menu Iniciar em tela cheia exibe apenas os blocos dinâmicos fixados pelo usuário. Na parte superior esquerda, há um botão "sanduíche" onde é possível acessar todos os apps instalados, configurações e atalhos. Isso trouxe mais organização e familiaridade ao sistema.

Windows 10 ganhou um botão sanduíche no menu Iniciar para tablets (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Outra pequena mudança adotada pela Microsoft são as novas animações dos blocos dinâmicos. Em vez do padrão simples e mais chapado do Windows 8, são também animações tridimensionais.

A Charm Bar, que aparecia toda vez que o usuário tocava ou arrastava o mouse na parte direita da tela, foi substituída pela Central de Notificações. Ao fazer o mesmo movimento na parte direita, a central do Windows aparece com os seus alertas e atalhos expansíveis para conectividades, localização e economia de bateria. Para usuários de mouse e teclado a área só está acessível na barra de tarefas.

Windows 10 ganhou novas animações tridimensionais nos blocos dinâmicos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Windows Explorer ainda é uma área que a Microsoft precisa trabalhar bastante quando o assunto é dispositivos sensíveis ao toque. A interface traz muitos elementos pequenos e confortáveis apenas para o uso de mouse e teclado. Por outro lado, as pequenas janelas de relógio, bateria, Wi-Fi e calendário foram substituídos por barras mais espaçosas e amigáveis ao toque.

... Foto: Windows 10 teve janelas clássicas do relógio, calendário, Wi-Fi e bateria renovada (Foto: Reprodução/Elson de Souza))" title="Windows 10 teve janelas clássicas do relógio, calendário, Wi-Fi e bateria renovada (Foto: Reprodução/Elson de Souza) (Foto: Windows 10 teve janelas clássicas do relógio, calendário, Wi-Fi e bateria renovada (Foto: Reprodução/Elson de Souza))" width="695" height="375">Windows 10 teve janelas clássicas do relógio, calendário, Wi-Fi e bateria renovada (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Navegação e multitarefas

Windows 10 teve multitarefas melhorado e agora exibe miniatura de programas na tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A Microsoft também melhorou bastante o multitarefas herdado do Windows 8. Para acessar seus programas abertos no PC, o usuário precisa apenas fazer um "swipe" na extremidade esquerda da tela e miniaturas de todos os aplicativos abertos serão exibidos. Outra opção é tocar em um ícone perto do botão Iniciar e de pesquisa na barra de tarefas.

No Windows 10 é possível fechar um app arrastando a janela de cima para baixo, como na versão 8, ou através do botão de fechar na barra de título. Além disso, o usuário também pode dividir a tela em duas, arrastando um programa para esquerda e outro para a direita. O sistema também ficou mais inteligente, sugerindo um aplicativo para a extremidade vazia sempre que o usuário acessa o multitarefa.

Windows 10 pode dividir tela entre diferentes aplicativos também em tablets (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Quando você entrar no 'modo tablet', os programas abertos serão exibidos apenas em tela cheia e os ícones deixarão de aparecer na barra de tarefas do Windows. O espaço, aliás, ficará com apenas três botões: Windows (Iniciar), pesquisa e multitarefas, lembrando bem a interface do Windows Phone.

Modo Continuum

Modo Continuum [tablet] do Windows 10 pode ser ativado através da Central de Notificações (Foto: Reprodução/Elson de Souza)



O Windows 10 será mesmo para computadores e tablets e o modo Continuum deve funcionar como o elo entre esses dois mundos em dispositivos híbridos. O sistema será capaz de reconhecer automaticamente quando um aparelho 2-em-1 tiver um teclado ou mouse conectado para readaptar sua interface. A ferramenta, no entanto, não funcionou sozinha em nossos testes com um HP Spectre x360.

Aplicativos

Os aplicativos do Windows 10 também foram melhorados para serem usados em dispositivos sensíveis ao toque. O menu "hambúrguer", por exemplo, é mais familiar e ajuda o usuário a se localizar melhor do que os antigos menus em barras do Windows 8. Além disso, a Microsoft finalmente parou de remar contra a maré e adotou a rolagem vertical nos seus app, que é usada há décadas pelos usuários.

Windows 10 teve aplicativo de fotos e outros bastante melhorados (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Microsoft Edge

Microsoft Edge, antigo Project Spartan, também evoluiu nas últimas builds e se tornou confortável tanto para o uso com mouse, como com os dedos ou com caneta stylus. O grande destaque dele em telas touchscreen é a facilidade de fazer anotações em páginas para compartilhar com amigos ou salvar no OneDrive. Recentemente, a Microsoft também incluiu o modo de navegação privativa no browser, que promete não deixar rastros das suas atividades online.

Um problema gravíssimo notado durante nossos testes é que, ao acessar a homepage do TechTudo em dias diferentes, o Edge guardou os dados anteriores e mostrou uma versão mais antiga da página. O erro só foi solucionado ao fazer uma limpeza completa do histórico do navegador.

Teclado Virtual

Essencial para quem vai usar o Windows em tablets e dispositivos híbridos, o teclado virtual do Windows também recebeu uma boa melhoria. A nova versão do sistema apresenta agora sugestão de palavras bastante similar ao Windows Phone, prometendo poupar tempo na digitação. No entanto, o polêmico emoji do “dedo do meio” ainda continua de fora do Windows, apesar de confirmado.

Windows 10 também faz sugestões de palavras com base na digitação do usuário (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Desempenho

O Windows 10 já está começando a ganhar forma e estabilidade para a versão final. Nas últimas builds, a quantidade de bugs e fechamento dos aplicativos modernos da Windows Store diminuiu consideravelmente. O Microsoft Edge e o app de configurações foram os que deram o maior salto. No entanto, isso não é motivo para instalar a versão prévia do Windows como sistema principal do seu PC. Afinal, a Microsoft ainda irá fazer mudanças e novos bugs podem aparecer a qualquer momento.

Conclusão

Se você pretende comprar um tablet ou notebook híbrido com o Windows 10, não há o que se preocupar: o sistema funciona muito bem em telas sensíveis ao toque e evoluiu muito em relação à versão 8. O 'modo tablet' está tão intuitivo que pode ser utilizado até mesmo por quem tem um computador convencional, com mouse e teclado, mas prefere usar os apps em tela cheia.

Windows 10 se aproxima da versão final com boas novidades para mouse, teclados e telas touchscreen (Foto: Reprodução/Elson de Souza)



O único calcanhar de aquiles, especialmente para tablets, continuará sendo a falta de aplicativos na Windows Store. No entanto, as mudanças anunciadas pela empresa na Build 2015, como a portabilidade de apps do iOS e Android, prometem mudar essa realidade muito em breve.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo