A Nintendo é uma das mais tradicionais empresas do mundo dos games. Além dos importantes consoles - como NES, Super Nintendo e Nintendo 64 -, a desenvolvedora produziu jogos memoráveis: Super Mario World, Donkey Kong Country e Metroid são alguns exemplos disso. Com mais de cem anos de vida, a Big N é repleta de curiosidades e "bizarrices". 

Splitplay: conheça os criadores do Steam dos jogos indies brasileiros

Virtual Boy foi um dos maiores erros da Nintendo (Foto: Reprodução)

Apostando nas cartas

Fundada em 1889, no Japão, a Nintendo era especializada na produção dos tradicionais baralhos Hanafuda, que fazem muito sucesso no país. Só em meados dos anos 70, a empresa entrou no ramo dos games.

Nintendo: confira as maiores curiosidades sobre a empresa (Foto: Reprodução)

O fracasso do Virtual Boy

Criado por Gunpei Yokoi - pai do popular Game Boy -, O Virtual Boy chegou em 1995 misturando os conceitos de console de mesa e portátil. A ideia principal era oferecer imagens em 3D.

Na prática, o aparelho era uma espécie de binóculo montado em um tripé, onde os jogadores precisavam encostar os óculos. Além da baixíssima qualidade dos games e do preço elevado, o aparelho ainda dava trabalho e ficou marcado como um grande fracasso.

A parceria com a Sony

Muito antes de ser um dos braços fortes da indústria dos games, a Sony se juntou a Nintendo para desenvolver um aparelho capaz de fazer com que o Super Nintendo rodasse games em CD.

Curiosamente nomeado de PlayStation, o projeto nunca saiu do papel, e a Sony terminou levando a ideia adiante, transformando o console em um grande sucesso.

Super Nintendo rodando CDs quase foi realidade (Foto: Reprodução)

As maiores franquias

A Nintendo conta com uma série de franquias memoráveis, que fizeram história em diversas plataformas da empresa. Entre elas está Mario, com mais de 240 milhões de cópias vendidas.

Logo atrás vem Pokémon, com mais de 200 milhões de unidades vendidas. Em terceiro, a série Zelda passa da casa de 100 milhões de cópias.

Erro no nome de Donkey Kong

Uma das maiores séries da Nintendo, Donkey Kong conta com um erro curiosíssimo que envolve seu nome. Originalmente chamado Monkey Kong, um erro de digitação de um fax da Nintendo do Japão fez com que o título fosse traduzido incorretamente para Donkey Kong (Macaco Burro), que não chega a fazer muito sentido.

Nome do game surgiu de erro em fax (Foto: Reprodução)

Yakuza e a suspeita de roubo

Badalado, o Super Nintendo (Super Famicon) atraiu muita atenção em seu lançamento no Japão. Isso criou uma suspeita de que a organização mafiosa Yakuza planejava roubar a carga de consoles. Por conta disso, a Nintendo tomou medidas de segurança, inclusive a de transportar os aparelhos de madrugada.

Mario ou Jumpman?

Diferente do que muitos imaginam, em 1981, Mario fez a primeira aparição no mundo dos games em Donkey Kong. No game, o personagem aparecia como o encanador que corre pelos mapas

... para salvar a princesa.

Mario sequer tinha um nome nessa época e ficou conhecido como Jumpman. Posteriormente, o personagem ganhou a própria série de jogos e se tornou um dos maiores astros do mundo dos games.

Ainda sem nome, Mario estrelou Donkey Kong (Foto: Reprodução)

Os sucessos de Miyamoto

Contratado como artista da empresa em 1977, aos 24 anos, Miyamoto era famoso pela fascinação pelos personagens da Disney. Mais tarde, o japonês teria o nome "cravado" na história, graças à criação de games como Mario, Zelda e Donkey Kong.

Miyamoto se firmou como uma das estrelas da indústria dos games (Foto: Reprodução)

A voz de Mario

Com a chegada do Nintendo 64, a empresa precisava de uma voz para o personagem Mario. O escolhido foi o americano Charles Martinet, que é responsável pelos memoráveis gritos e grunhidos do personagem.

Curiosamente, o ator também dubla outros personagens da empresa, como Wario, Luigi, Baby Mario e o dragão Paarthurnax, de Skyrim.

A estreia de Luigi

Parceiro inseparável de Mario, Luigi não estreou em jogos da série principal da franquia, como muitos imaginam. O personagem verde estampava a capa de Mario Bros. para Game & Watch lançado em 83.

Luigi estampava a capa de game para Game & Watch (Foto: Reprodução)

O console Retron 3 (NES, SNES e GENESIS) é bom? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo