Os joysticks estão entre os acessórios mais importantes do mundo dos games, já que são responsáveis pelo controle dos jogos. Muito além disso, alguns deles são repletos de funções e ideias geniais, que revolucionaram os aparelhos para sempre. Confira a lista com alguns dos melhores joysticks.

PlayStation: confira as melhores curiosidades sobre os consoles da Sony

Relembre os melhores joysticks de consoles já lançados (Foto: Reprodução)

Super Nintendo

De aparência simples, o joystick do popular console da Nintendo caiu no gosto dos fãs de games da época, graças à sua boa pegada e ótima configuração de botões. Os então novos botões de ombro (L/R) adicionavam mais opções para games mais complexos, e garantiam o acesso rápido e prático em games que requeriam ações rápidas, como Street Gighter 2 e Ultimate Mortal Kombat 3.

PSOne

O DualShock só chegou ao PlayStation anos depois de seu lançamento, e mesmo assim causou impacto no mundo dos games com suas novidades. Equipado com dois direcionais digitais de qualidade e com a possibilidade de vibrar sem ajuda de acessórios, o controle se firmou como um dos mais tradicionais da história, tendo seu modelo usado até a época do PS3.

PSOne (Foto: Reprodução)

Game Cube

O console da Nintendo não chegou a ser um grande sucesso, mas certamente teve sua cota de grandes games, lembrados até hoje pelos fãs da empresa. Outro aspecto do console que deixou saudades foi seu controle, que apesar do visual esquisitão, era extremamente confortável e preciso.

Game Cube (Foto: Reprodução)

Wii U

Apesar das atenções voltadas para o Gamepad, famoso controle com formato de tablet, quem faz bonito no Wii U é o Pro Controller, joystick vendido separadamente que adota um formato mais tradicional.

Wii U (Foto: Reprodução)

A grande sacada é permitir que os jogadores curtam os games do console sem a necessidade de segurar o nada confortável tablet, que sofre com problemas de bateria e tira um pouco da mobilidade durante as partidas.

Dreamcast

Primeiro representante da “geração 128bits”, o console marcou o fim da Sega no mundo dos consoles, e ficou lembrado por seu fracasso. O que deixou saudades foi o belíssimo controle do console, que contava com analógico posicionado estrategicamente, e os gatilhos na parte traseira que são copiados até hoje.

Dreamcast (Foto: Reprodução)

Outro fato interessante era a abertura bem no meio do controle, onde era possível encaixar os curiosos memory cards chamados “VMU”, que além de armazenarem saves, também contavam com uma pequena tela e botões.

Xbox 360

Fresco na memória dos fãs de games, o controle do console da Microsoft é sem dúvidas um dos melhores de todos os tempos. Com um formato ergonômico, o joystick se encaixa bem em mãos dos mais variados tamanhos, além de contar com botões de excelente qualidade, e muito bem posicionados. Outra vantagem é a compatibilidade total com PC.

... src="//s2.glbimg.com/b04P7ptan2FUbqSsc0vIdd1vF7s=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/04/30/360.jpg" alt="Xbox 360 (Foto: Reprodução)" height="633" width="695">Xbox 360 (Foto: Reprodução)

Nintendo Wii

Quando foi anunciado, o Nintendo Wii chamou a atenção dos jogadores de todo o mundo graças a seu inovador controle, com um formato totalmente diferente do tradicional, e que apostava em um sensor de movimentos para reproduzir comandos nos games.

Wii (Foto: Reprodução)

O joystick virou febre, e terminou abrindo caminho para outros controles e sensores, lançados para os consoles concorrentes. O Wii Remote também é compatível com o Wii U, console mais recente da Nintendo.

PlayStation 4

O controle do mais recente console da Sony é uma aula de como melhorar um joystick sem perder suas principais características. Depois de décadas usando o mesmo design, a empresa resolveu redesenhar o joystick e aplicar novidades relevantes, como novos gatilhos, um alto-falante e um painel touch, que funciona como uma espécie de mouse.

DualShock 4 é repleto de novidades (Foto: Reprodução)

Nintendo 64

o polêmico controle do Nintendo 64 nunca foi unanimidade entre os jogadores, mas é inegavelmente uma das peças mais criativas e revolucionárias de toda a história dos jogos. O controle vinha em um formado de “M”, abrindo espaço para uma variedade de novos botões.

Controle do Nintendo 64 marcou pelo formato diferente (Foto: Reprodução)

Destaque também para o direcional analógico, que adicionava muita precisão a games dos mais diversos gêneros, como tiro, ação, corrida e esportes em geral. O joystick também contava com o botão Z, posicionado como um gatilho.

Xbox One

Com mais de 40 melhorias em relação a seu antecessor, o controle chegou com a missão de repetir o sucesso da versão do 360, e fez bonito com seu formato confortável. A grande novidade fica por conta dos gatilhos com sistema de vibração independente.

Controle do Xbox One mudou diversos aspectos para ficar ainda melhor (Foto: Reprodução)

Quais suas melhores lembranças do PlayStation One? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo