A Canonical, responsável por uma das variações do Linux, o Ubuntu, está desenvolvendo um novo smartphone que terá uma função de continuidade entre dispositivos bem semelhante ao que a Microsoft está oferecendo no Windows 10 para celulares. Mark Shuttleworth, um dos fundadores da Canonical, confirmou a novidade nesta segunda-feira (4) em um vídeo no YouTube, mas deu poucos detalhes.

Linux: Tudo o que você precisa saber antes de começar a usar

Canonical terá sistema parecido com continuidade do Windows (Foto: Divulgação/Canonical)

O recurso de continuidade é simples de entender: o usuário poderá iniciar um aplicativo no celular e continuar a trabalhar nele no desktop. Tudo com as mesmas propriedades, não somente no documento como também no programa, com visual, menus, conteúdo, tudo rigorosamente igual, independente do dispositivo no qual esteja rodando.

O que fazer se o celular cair na água? Veja no Fórum do TechTudo

No entanto, assim como acontecerá no Windows 10, nem todos os aplicativos poderão realizar esta tarefa no Linux. Só os apps chamados de “convergentes”, ou seja, que já tiverem sido configurados para isso, vão ter a capacidade de rodar desta maneira. Ainda não há muitas informações sobre o desenvolvimento dos mesmos, ou quais são eles.

Afinal, é preciso liberar uma versão do sistema e um kit de desenvolvimento para que a mágica possa ser feita. Por enquanto, ao que tudo indica, o projeto está em andamento, porém em fase intermediária. A previsão do próprio executivo é de que tudo esteja bem avançado ainda neste ano, mas sem uma data exata para o lançamento.

Ainda não se s

... abe se um novo smart com Linux fará tanto sucesso, e se este recurso poderá ser tão popular quanto provavelmente será o do Windows. Entretanto, ele é uma amostra de que qualquer grande empresa pode apostar neste tipo de integração, o que indica que, possivelmente, no futuro, Google e Apple também concorram nisso com a Microsoft.

Via WM Power User



>>> Veja o artigo completo no TechTudo