Assassin’s Creed Chronicles China é um novo game da série da Ubisoft para PC, PS4 e Xbox One, que coloca o jogador na pele da assassina Shao Jun, uma habilidosa guerreira ninja que usa furtividade para completar as missões. Por ter jogabilidade 2D, o game funciona um pouco diferente do restante da série. Confira dicas para mandar bem.

Confira o Review completo de Assassin’s Creed Chronicles

Assassin's Creed Chronicles China (Foto: Divulgação)

Comandos básicos

Como já citamos, AC Chronicles China tem jogabilidade 2D, diferente da série principal, que é totalmente 3D com exploração livre de cenário. Alguns comandos do jogo, por conta disso, são exclusivos desta versão e não têm nada em comum com a série principal, então tente parar um tempo para se acostumar com os controles.

Alguns comandos são iguais aos outros títulos da série, mas nem sempre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Shao Jun, por exemplo, apenas anda devagar se o jogador só movimentar a alavanca. É preciso segurar o botão R2, ou RT, para que ela possa correr e se movimentar de forma mais rápida, por exemplo. A maioria dos comandos é quase intuitiva e a primeira fase serve justamente para se acostumar com eles.

Furtividade

A furtividade é o ponto chave do sucesso em AC Chronicles China. O jogador pode até tentar fazer as coisas de forma pouco furtiva, mas não vai se dar bem. Saiba andar devagar em momentos certos, saiba passar sem alertar os guardas e fique de fora do campo de visão deles.

O ponto principal do jogo é a furtividade (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

É claro que a furtividade varia em cada ambiente, e deve ser encarada de forma única: contra guardas, fique fora do campo de visão, contra pássaros ou cães, passe com a personagem abaixada, contra alarmes específicos, tente desviar a atenção. Sempre se esconda quando possível, mas cuidado com os guardas que procuram até mesmo em esconderijos.

Saiba esperar

Essa dica funciona em conjunto com a de cima, mas merece um destaque especial. Não tenha pressa alguma em AC Chronicles China. O jogo não funciona contra o tempo, então não é preciso se preocupar em terminar uma fase de forma rápida. Isso só vai te prejudicar na maioria das vezes em que tiver de ser furtivo.

Saiba esperar em momentos em que estiver em esconderijos (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Por exemplo: ao se esconder de um guarda que passa no corredor dentro das plantas, fique imóvel. Se você se movimentar na hora errada, ele vai te ouvir e verificar quem está ali. Espere mais um pouco até que o guarda esteja com seu campo de visão distante e também com ouvidos longe de onde possa ouvir seus passos ou movimentos.

Poucos combates

AC Chronicles China não é um jogo para combates, apesar de eles existirem e terem até mesmo um tutorial próprio dentro do game. Contudo, faça o máximo o possível para evitá-los. Não há nenhum problema em passar pela fase sem matar ninguém. Na verdade, o game

... te incentiva a fazer isso em diversos momentos.
Combates são possíveis, mas tente evitá-los (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

É claro que será preciso eliminar alguns guardas pelo caminho, mas você sempre pode fazer isso de forma furtiva. Na maioria dos casos, se entrar em combate, você provavelmente vai poder lidar com um deles, utilizando bloqueios e golpes certeiros – mas se for cercado por dois ou mais guardas, muito provavelmente seu destino será a morte certa da protagonista, já que sua energia é propositalmente baixa. Não se esqueça de, quando eliminar inimigos, tentar esconder os corpos em baús ou em salas escuras.

Objetivos

Cada fase possui uma série de objetivos, que podem ou não ser completados pelo jogador. Esses objetivos vão te render um ranking, que vai de bronze a ouro, e que podem te dar mais pontos extras ao final de cada fase, rendendo também mais habilidades desbloqueadas.

Os objetivos vão lhe render mais pontos nas fases (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Os objetivos variam e é sempre bom ficar atento, pois alguns são secretos e são mostrados apenas ao final do segmento de uma fase, quando a classificação é exibida na tela. Se você perdeu algum, pode voltar mais tarde para tentar de novo. Por mais que um objetivo possa parecer impossível – como passar por um local repleto de guardas sem ser detectado – ele sempre pode ser concluído, então estude todos os caminhos possíveis antes de tentar de novo.

Escape dos alertas

Se for encontrado, não se desespere. Procure abrigo e tente sair da visão dos guardas sempre que possível. Isso iniciará um momento similar ao da série Metal Gear, onde um contador vai aparecer no topo da tela, contando segundos.

Escape sempre dos alertas (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Esse contador representa o alerta dos guardas e, quando chegar ao zero, eles irão esquecer de sua presença e continuar sua patrulha. Parece um pouco irreal, claro, mas é assim que o sistema do jogo funciona e que vai te ajudar a fugir quando Shao Jun for pega.

Itens escondidos

Assim como na série Assassin’s Creed em geral, AC Chronicles China também tem alguns itens escondidos, secretos ao longo dos cenários – chamados de Animus Shards, em referência a itens de lembrança presentes na saga. Eles são colecionáveis e te darão mais benefícios conforme coleta alguns por aí.

Itens secretos também são encontrados em baús (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

No geral, eles são muito fáceis de se achar: são itens com um forte brilho e que costumam ficar em cantos de cada fase. Alguns podem ser encontrados pelo caminho, mas serão raros os casos. 

Qual o melhor Assassin’s Creed?  Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo