O Google anunciou o lançamento do Android 10 Go, versão leve do seu último sistema operacional. Voltado para smartphones mais simples, o software promete reduzir o consumo de memória do telefone e abrir espaço para um desempenho superior em aplicativos que precisam de mais recursos, como jogos. Além disso, a nova versão promove a inclusão do Adiantum, uma ferramenta de criptografia de dados que, diferentemente de implementações convencionais, não prejudica o sistema na hora de proteger os dados do usuário.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Destinado a rodar em dispositivos com até 1,5 GB de memória RAM, o Android 10 Go também conta com uma nova versão do Google Go. A partir de agora, o aplicativo oferece recurso de leitura em voz em voz alta, com ajuda de inteligência artificial.

Outra novidade é o suporte ao Google Lens para traduções de texto em tempo real. Com isso, usuários do Android 10 Go poderão usar a câmera para traduzir textos de placas e outras informações escritas em outro idioma: o aplicativo identifica o texto sozinho e faz a leitura em voz alta das palavras, oferecendo um recurso interessante para quem estuda outra língua.

A nova edição do sistema leve do Google traz também o Gallery Go. App de galeria de fotos da plataforma, ele surgiu com a promessa de organizar fotos mesmo offline nas versões convencionais do Android. Agora, usuários do Android Go terão acesso ao programa em versão com menos de 10 MB de tamanho e que promete leveza no carregar e organizar as fotos do usuário.

O Google destaca ainda que a tecnologia Adiantum permite que celulares com Android Go possam realizar tarefas de criptografia de dados — essenciais para preservar a privacidade e a segurança das informaçõ

... es do usuário — sem pesar tanto no sistema, já que o novo recurso contorna a necessidade de hardware dedicado à tarefa e que tende a ser incluso em aparelhos mais caros.

Android travando muito: como deixar mais rápido? Veja no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo