O Apple Arcade, nova plataforma da Apple para jogos lançados para iPhone e iPad, já está disponível no Brasil. O acesso é simples e feito a partir da App Store, fornecendo mais de 100 jogos a um preço de assinatura mensal e fixo – R$ 9,90, neste caso – com a possibilidade de adicionar mais, no futuro. Saiba o que já está disponível e o que esperar desta nova iniciativa da empresa para os games:

Quanto custa e como assinar?

Como citamos, no Brasil, o Apple Arcade custa R$ 9,90 a mês e é possível assinar com o cartão de crédito cadastrado no perfil do usuário do dispositivo – o mesmo usado para pagar iCloud ou outros aplicativos, por exemplo. Porém, o primeiro mês é gratuito e te deixa testar durante 30 dias, antes de começar a pagar de fato. O acesso durante o teste é sem restrições, mas a gratuidade só pode ser usada uma vez por conta. Vale lembrar ainda que o preço cobrado é para jogos sem propaganda, diferente de outros títulos grátis na App Store.

O que precisa para usar?

O Apple Arcade pode ser aproveitado em qualquer dispositivo atual da Apple e com a última versão do sistema operacional instalada. No iOS, por exemplo, ele requer a versão 13. Apple TV, Mac Books e iPad, por exemplo, servirão de ponto de acesso para o Apple Arcade, desde que estejam na última versão atualizada em relação à Apple. Isso não quer dizer, porém, que ele funcionará com dispositivos mais antigos.

Como acessar?

Para acessar o Apple Arcade é bem simples: abra a App Store do seu dispositivo e, em seguida, abra a opção “Arcade”. Lá você poderá não apenas ativar a assinatura, mas também já acessar os jogos disponíveis, dezenas.

Os jogos são baixados ou é via streaming?

Vale registrar: apesar de parecer, os jogos do Apple Arcade não funcionam via streaming. Eles são baixados para o dispositivo do usuário. Assim sendo, é preciso ter espaço livre para usufruir dos títulos. Tenha em mente que, como são games completos e sem propaganda, eles costumam ser mais pesados – com tamanhos que podem chegar a até 3GB, um espaço considerável para dispositivos com menor capacidade de armazenamento.

Quantos jogos estão disponíveis?

Mais de 100 jogos foram lançados juntos com o Apple Arcade. Entre alguns exclusivos e também títulos que já estavam disponíveis, como Sonic Racing. A Apple aposta em títulos exclusivos, mas também em jogos aclamados, de marcas muito famosas.

Como é a organização?

O Apple Arcade tem uma boa organização em categorias. É possível navegar apenas com o toque, no iPhone, por exemplo, escolhendo que tipo de game deseja acessar – Aventura, RPG ou jogos para iniciantes são alguns dos exemplos iniciais

... e disponíveis na loja.

O futuro

A Apple promete atualizar o Arcade de maneira constante, principalmente para manter os usuários pagando todo mês. Por isso, a ideia é que novos jogos sejam sempre adicionados, permitindo que os usuários tenham opções diversas. Não há uma promessa exata de quantos games serão adicionados ou quando, mas a empresa já garantiu que outras produtoras de renome participam do projeto, como SEGA, Bandai Namco e mais.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo