O WhatsApp não exclui fotos e vídeos da galeria do iPhone (iOS) mesmo após o remetente escolher “apagar a mídia para todos” em uma conversa. O fato está relacionado com a opção de salvar mídias automaticamente no aparelho, que armazena a imagem recebida na galeria e não a deleta, mesmo que o aviso “Essa mensagem foi apagada” seja exibido no chat. A situação foi descoberta pelo consultor de segurança em aplicativos Shitesh Sachan, e revelada pelo site The Hacker News.

De acordo com a publicação, isso ocorre quando o destinatário está com a opção de download automático de mídias recebidas ativada no iPhone. O recurso faz com que o aparelho baixe a foto para o rolo da câmera imediatamente após o recebimento e, mesmo após a solicitação de exclusão por parte da pessoa que enviou, não seja removida da galeria, mas apenas da conversa. Em resposta ao TechTudo, a empresa explicou que as imagens no rolo da câmera estão fora do alcance da função "apagar para todos".

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

No Android, a função de “apagar para todos” remove a mídia do mensageiro e também da galeria do celular, mesmo após o download automático ter armazenado o arquivo no aparelho. As mensagens do WhatsApp podem ser apagadas em até 1 hora, 8 minutos e 16 segundos após o envio.

Questionado pelo pesquisador, o WhatsApp afirmou que não há garantias de que uma mensagem ou anexos sejam excluídos, e que os destinatários também podem ver as mensagens antes que elas sejam excluídas ou caso a exclusão não seja bem-sucedida.

“A funcionalidade ‘Excluir para todos’ tem como objetivo excluir a mensagem e não há garantia de que a mídia seja excluída permanentemente — a implementação foca na mensagem presente no WhatsApp".

Ainda segundo o The Hacker News, mesmo com essa declaração, a equipe de segurança do WhatsApp afirmou que poderá fazer alterações nesta funcionalidade no futuro.

A opção de download automático do WhatsApp é ativada por padrão na instalação do aplicativo, mas pode ser desativada manualmente nas configurações do app no iPhone e no Android.

O que diz o WhatsApp

“Esse recurso está funcionando corretamente e o uso do recurso “apagar para todos”, quando usado a tempo, resultará na remoção da mídia da conversa do WhatsApp. Fornecemos opções simples para ajudar os usuários do iPhone a gerenciar a mídia que recebe

... m de amigos e familiares, de acordo com as melhores práticas estabelecidas pelos sistemas operacionais. Se um usuário optar por salvar as imagens no rolo da câmera, elas serão armazenadas fora do alcance do recurso 'apagar para todos' do WhatsApp.”

Como desvincular uma conta do WhatsApp de um celular? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo