Fortnite, Battle Royale da Epic Games, é conhecido por ser um dos jogos mais assistidos na Twitch TV. Um dos motivos para o sucesso do jogo no site eram as transmissões de Tyler "Ninja" Blevins, um dos maiores streamers do mundo. No entanto, mesmo após a saída de Ninja da Twitch no começo de agosto, o game continuou com audiência estável. Em julho, antes da mudança do pro player para o Mixer, plataforma de streaming da Microsoft, o Battle Royale registrou um pico de 274 mil espectadores simultâneos durante as finais da Fortnite World Cup. Contudo, fora os dias da competição, as streams de Fortnite tinham, em média, picos de 150 mil pessoas assistindo.

Em agosto, os números de Fortnite não diminuíram como se poderia imaginar. No dia 2, quando Ninja deixou a Twitch oficialmente, o game alcançou 149,7 mil usuários ao mesmo tempo. A audiência continuou estável mesmo após algum tempo. Nos dias 17 e 18, os picos foram de 149,4 mil e 135 mil, respectivamente. Além disso, o site Esports Observer apurou que o jogo teve cerca de 34 milhões de horas assistidas entre os dias 2 e 15 de agosto. Isso significa que ainda é cedo para medir as consequências da saída de Ninja da plataforma.

Quanto aos streamers que estão na Twitch, Kyle "Bugha" Giersdorf tornou-se o grande nome do momento. Vencedor do mundial de Fortnite na categoria solo, Bugha teve 1,3 milhão de horas assistidas desde 2 de agosto, com média de 23 mil espectadores simultâneos. Turner “Tfue” Tenney, o canal de Fortnite mais assistido da Twitch este ano, se manteve estável. Em agosto, o perfil de Tfue registrou cerca de 47 mil espectadores simultâneos, uma audiência parecida com a dos meses anteriores.

Qual a velocidade de upload ideal para transmitir streams de jogos ao vivo? Confira no Fórum TechTudo

Mesmo sem atrair a mesma quantidade de público, os streamers Tim “TimTheTatman” Betar e Ben “DrLupo” Lupo também se beneficiaram com a mudança. Entre junho e agosto, TimTheTatman registrava uma média de 19 mil espectadores simultâneos. Este número subiu para 31 mil pessoas no dia 2 de agosto. Já DrLupo tinha cerca de 7 mil espectadores simultâneos no mesmo período. A partir do dia que Ninja saiu da Twitch, o streamer tem registrado uma audiência de 11 mil usuários ao mesmo tempo.

Mesmo com as flutuações dos números, ainda é cedo para saber o impacto real que a saída de Ninja terá na Twitch. Por meio dos números é possível ver que a audiência do streamer permaneceu na plataforma, mas migrou para outros canais. Vale registrar que Bugha e Tfue são, atualm

... ente, os dois players de Fortnite que mais cresceram desde o início de agosto. O Battle Royale da Epic Games ainda reserva mais campeonatos no futuro. A Fortnite Champion Series, próxima competição do game, ainda deve movimentar bastante os números da plataforma.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo