O lan?amento da Siri em portugu?s p?e a assistente da Apple em uma briga direta com o Google Now, que j? fala o idioma. Com o recurso, ? poss?vel fazer pesquisas por voz e at? mesmo enviar mensagens e ligar para um contato. No entanto, qual deles se sai melhor no Brasil? O TechTudo testou os assistentes virtuais do iOS e do Android.

Aprenda a configurar o Google Now e acessar informa??es de seu interesse

Siri e Google Now est?o dispon?veis em portugu?s com caracter?sticas pr?prias (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Qualidade da voz: Google Now

Um dos pontos que mais decepcionaram na chegada da Siri ao nosso idioma ? a voz da assistente. Ap?s quatro anos de espera, a Apple lan?ou o seu recurso com um timbre bastante rob?tico e frases truncadas, especialmente se comparado ? vers?o de l?ngua inglesa.

Siri e Google Now s?o capazes de responder previs?o do tempo com fala em portugu?s (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

O Google Now, por sua vez, n?o ? perfeito, mas ? poss?vel encontrar uma qualidade bastante superior ao concorrente. A pronuncia ? bem mais flu?da e correta, especialmente nas acentua??es. Al?m disso, n?o foram encontrados erros com preposi??o, como no caso da Siri.

Comandos: Empate

Google e Apple alternam for?as quando o assunto ? variedade de comandos para os seus assistentes. A Siri ? ?tima para atividades que envolvam os aplicativos da Apple e aqueles integrados ao iOS. Por exemplo, ela ? capaz de publicar no Facebook ou Twitter, fazer chamadas no FaceTime e pode manter um certo di?logo com o usu?rio, incluindo pontos mais bem humorados.

Siri e Google Now tem diversos recursos em comum e tamb?m comandos espec?ficos (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

J? o Google Now ? ideal para quem pretende fazer pesquisas. Al?m do sistemas de cards no dia a dia, o assistente ? capaz de apresentar informa??es sem grandes rodeios para o usu?rio. Ao perguntar ?Quem ? Dilma Rousseff??, por exemplo, Now responde dados sobre a presidente, enquanto Siri mostra uma tela da Wikipedia. O mesmo ocorre ao perguntar o valor do d?lar, calorias dos alimentos, entre outros.

H? ainda recursos em comum, como o envio de mensagens de textos (SMS), abertura de aplicativos, liga??es telef?nicas, ditado de e-mails e notas, entre outros. Sendo assim, cada uma promete atender bem ao seu p?blico em campos diferentes.

Reconhecimento de fala: Google Now

Google Now possui um reconhecimento mais apurado e respostas mais direta
... s que Siri (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

N?o ? segredo que o Google Now entende o portugu?s brasileiro h? mais tempo do que a Siri. No entanto, a Apple levou quatro anos para lan?ar uma ferramenta que apresenta mais falhas de entendimentos do que os concorrentes. Isso n?o impede que a Siri seja bem utilizada em nosso idioma, mas ela tende a se sair pior na compara??o.

Ativa??o por voz: Siri

Siri pode ser ativada por voz facilmente e procura esta??es de metr? e restaurante por perto (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Um ponto em que a Apple larga na frente, por?m, ? a ativa??o ? dist?ncia. Durante os nossos testes, a assistente do iPhone conseguiu perceber mais facilmente o comando ?E a?, Siri? do que o Google fez com o ?OK, Google?. A disponibilidade disso, no entanto, varia tamb?m de acordo com o dispositivo.

Diferenciais: Empate

Apple e Google tamb?m fizeram boas caracter?sticas pr?prias para seus servi?os. A intelig?ncia por traz da Siri ? mais humana, permite n?o s? a realiza??o de comandos, como um di?logo com a assistente, em uma rela??o mais amig?vel. Por outro lado, ela s? pode ser acionada por voz e todo o feedback ? baseado na fala, o que implica problemas de privacidade em algumas situa??es.

Siri em Portugu?s tamb?m possui uma pitada de humor enquanto Google Now s? faz pesquisas (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Os cards do Google Now, por outro lado, oferecem uma experi?ncia bastante personalizada e com previs?es baseadas em hor?rios e buscas anteriores do usu?rio. Al?m da voz, o recurso aceita tamb?m comandos a partir de digita??o, o que o torna mais flex?vel. Al?m disso, o assistente est? dispon?vel para mais plataformas: Android, iOS, Chrome OS e Windows, a partir do navegador do Google.

Conclus?o: Google Now

A Siri ? uma ?tima assistente e sua chegada ao Brasil ? muito bem-vinda. No entanto, o Google Now apresenta elementos que o faz vencer essa disputa. Em primeiro lugar, a flu?ncia do assistente do Google ? um ponto forte a favor, assim como a precis?o no reconhecimento. Fora isso, ele ? mais flex?vel e est? dispon?vel em mais plataformas, acompanhando o usu?rio ao longo do dia.

Google Now apresenta cards com funcionalidades mais amplas que comando da Siri (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

A Siri, por sua vez, ser? ?tima para quem usa os servi?os da Apple e prefere usar os comandos de voz, que s?o mais completos do que o rival. As sacadas da assistente s?o muito divertidas, mas parece dif?cil que algu?m v? ficar horas falando com o smartphone, especialmente na rua.

Qual ? o melhor assistente de voz: Google Now, Siri ou S-Voice? Opine no F?rum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo