Oleksandr “s1mple” Kostyliev, melhor jogador de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) do mundo em 2018, foi banido da Twitch TV. A suspensão de uma semana foi anunciada na última terça-feira (13) como punição por comportamento homofóbico em uma de suas streams. Em live transmitida no dia 29 de julho, o pro player da Natus Vincere (Na'Vi) jogava com o companheiro de equipe Kirill “Boombl4” Mikhailov e usou o termo "pidor" , uma ofensa homofóbica russa, algumas vezes.

S1mple foi premiado como melhor jogador do mundo de CS:GO em 2018 pela HLTV. O prêmio veio após um bom ano da Na'Vi, com títulos como o StarSeries & i-League Season 5, o Asia Championships 2018, a ESL One Cologne 2018 e a BLAST Pro Series Copenhagen 2018. Marcelo ''coldzera'' David, atualmente na reserva da MIBR, foi o décimo colocado em 2018, mas venceu o prêmio de melhor do mundo em 2016 e 2017.

Segundo o consultor de esports Rod “Slasher” Breslau, s1mple não é um caso isolado. O consultor destaca que a Twitch tem banido grandes nomes do streaming russo e da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) por comentários similares, especialmente comportamentos homofóbicos. Alguns desses streamers estariam recebendo suspensões de 30 dias, banimento máximo que um influenciador pode ter antes de um banimento permanente da plataforma.

A Twitch tem protagonizado diferentes casos relacionados à conduta dos influenciadores. Só este ano a plataforma já baniu um streamer que transmitiu embriagado, outros que se filmaram ao volante e um caso que envolveu até uma denúncia de ameaça de morte. Mesmo Guy "Dr. Disrespect" Beahm, um dos grandes nomes da plataforma, foi suspenso em junho após fazer uma live dentro do banheiro público da E3 2019. Recentemente a Twitch também se desculpou por ter divulgado um vídeo pornô no canal de Tyler "Ninja" Blevins, agora streamer do Mixer.

Quanto ao caso s1mple, o atleta de CS:GO infringiu o termo de "Conduta de ódio e assédio" das Diretrizes da Comunidade. A regra proíbe qualquer conteúdo ou atividade que promova,

... incentive ou facilite discriminação, difamação, assédio ou violência com base em raça, etnia, nacionalidade, religião, sexo, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, idade, deficiência, condição médica ou características físicas.

Via Dot Esports, HLTV e Upcomer



>>> Veja o artigo completo no TechTudo