Transmissões de vídeos ao vivo com animais são a nova tendência da Twitch TV. As lives com bichos começaram circular na Internet em 2019, conforme apurou o site americano Kotaku em reportagem. Desde então, vídeos que mostram todos os tipos de bichos, desde bodes e galinhas até gatos e periquitos, começaram a ganhar destaque na plataforma. O curioso é que a Twitch é uma plataforma de vídeos e lives voltada principalmente para o público gamer.

A Twitch proibia que os streamers da plataforma filmassem animais em suas lives, mesmo os domesticáveis, até o início do ano. Os novos vídeos estão classificados na seção IRL (In Real Life) da Twitch, ou com o nome de ASMR. As lives mostram conteúdos como a vida dos gatos da vizinhança de um bairro e o progresso do trabalho das abelhas em uma colmeia. Enquanto algumas transmissões têm uma proposta mais educacional, outras focam no entretenimento, buscam relaxar, ou têm até elementos de interatividade entre o público e os bichinhos.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O canal TheGoatChick, por exemplo, mostra a rotina de cabras nigerianas em uma fazenda 24 horas por dia. O canal alega que busca educar e entreter com seu conteúdo, ao exibir como as cabras vivem e ainda transmitir os momentos divertidos dos bichinhos. O TheGoatChick surgiu no dia 14 de janeiro de 2019 e sua live já foi assistida por cerca de 50 mil pessoas, conforme apurou o TechTudo.

Outro canal de destaque na Twitch é o do streamer identificado pelo Kotaku como "Farmer Spencer", que permite que o público interaja com os animais. Ao doar Bits para o canal, uma máquina que lança larvas é acionada na fazenda. As galinhas se aproximam e comem as larvas, cuja quantidade liberada é proporcional ao valor doado pelo espectador, que, indiretamente, alimenta os animais.

Ainda não existe nenhuma categoria da Twitch voltada exclusivamente para este tipo de produção de conteúdo. Com isso, a maioria dos streamers deste segmento se divide entre as categorias IRL e Just Chatting. Outros, por sua vez, preferem definir o seu conteúdo como "ASMR". O termo é dado usado para vídeos que produzem sons calmantes e vibrantes, tais como os sons dos animais de uma fazenda.

Assistir aos animais faz bem para saúde?

Uma pesquisa da BBC Earth de 2017 analisou os efeitos que vídeos relacionados à natureza exercem sobre o público. O estudo concluiu que assistir aos conteúdos pode aumentar os sentimentos positivos, bem como diminuir os negativos nos indivíduos. Apesar de reforçar que os conteúdos não substituem a experi

... ência de estar na natureza, a análise ajuda a entender a recepção positiva às lives de animais e entende os vídeos como uma forma inusitada de aproximar as pessoas da natureza.

Via Kotaku, BBC, BBC e Twitch

Qual a velocidade de upload ideal para transmitir streams de jogos ao vivo? Confira no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo