O Google Maps anunciou nesta quinta-feira (8) que disponibilizará uma atualização com o recurso de realidade aumentada, para facilitar a visualização da rota até o ponto de destino. A partir do mesmo update, será possível acessar reservas de hotéis e voos diretamente no aplicativo, mesmo offline. Usuários de iPhone (iOS) e Android poderão usar a plataforma para fazer check-in no aeroporto ou a caminho do próximo hotel. As novidades, que já estão em fase de testes em versões beta, chegam ao Brasil nas próximas semanas.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A atualização do aplicativo implementa definitivamente o uso de realidade aumentada na visualização de trajetos, que vinha sendo testado desde 2018. Batizado de Live View, o recurso utiliza a tecnologia para ajudar os usuários que têm dificuldade em seguir o caminho traçado pelo aplicativo.

O TechTudo testou a funcionalidade em junho. A partir da imagem fornecida pela câmera do celular, o sistema do Google Maps faz leitura do ambiente e passa a mostrar gigantescas setas sobre o “mundo real”, indicando os pontos em que é preciso mudar de direção.

Além disso, com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência de viagem aos usuários, a nova versão do Google Maps concentrou as reservas em um só lugar. Para acessá-las, basta tocar nos três pontos cinzas no canto superior esquerdo da tela e depois em "Seus lugares". Em seguida, acesse a guia "Reservas", na qual aparece uma lista das próximas viagens. Ao selecionar uma, o usuário pode acessar suas reservas instantaneamente, mesmo se estiver offline.

A nova versão do app traz, ainda, outras novidades. Uma delas é a função match, que facilita a busca por restaurantes que mais se adequam ao estilo do usuário. É possível ver quanto tempo dura a espera, se é possível efetuar uma reserva no próprio aplicativo, pratos populares e demais itens do menu.

Quem ativa o histórico de navegação, por sua vez, poderá contar com uma nova Linha do Tempo para relembrar todos os lugares que visitou em determinada cidade ou país e ainda exportar as recomendações para uma

... lista.

O Google afirmou que as reservas de voos e hotéis, o Live View e a nova Linha do Tempo começam a aparecer nos celulares nas próximas semanas. O último recurso, no entanto, já pode ser aproveitado pelos usuários de celulares Android.

O Google Maps está sempre ativo no Android? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo