Os drones chegaram para ficar e v?rias empresas est?o procurando novas formas de aproveitar essa tecnologia. Um exemplo ? o eMotion Butterflies, criado pela alem? Festo, que re?ne um conjunto de aeronaves pequenas que s?o capazes de navegar em ambientes fechados sem colidir umas com as outras. Al?m da apar?ncia surpreendente desses mini rob?s, que s?o muito parecidos com borboletas, a tecnologia pode ajudar no desenvolvimento de carros inteligentes que n?o colidam, por exemplo.

Drone multiuso promete ?timas fotos e cabe no seu bolso; entenda

Borboletas s?o capazes de voar sem se chocarem (Foto: Reprodu??o/Festo)

Para voarem em harmonia, as "borboletas" contam com uma tecnologia chamada eMotionSphere, que usa um conjunto de dez c?meras para identificar a posi??o dos drones at? 160 vezes por segundo. Estes dados s?o ent?o transmitidos para um servidor central, que calcula as rotas de cada um deles individualmente para evitar que eles se choquem.

Cada c?mera est? programada para focar em pelo menos dois drones e, al?m delas, o servidor tamb?m pode contar com as informa??es de dois LEDs infravermelhos equipados em cada aeronave, que servem para identificar sua orienta??o.

J? os drones precisavam obedecer a alguns princ?pios b?sicos para o seu funcionamento, como n?o pesar muito (apenas 32 gramas) e ter uma envergadura alta (50 cm).

Sistema de c?meras identifica a posi??o de cada drone (Foto: Reprodu??o/Festo)



Assim, outra vantagem desta ideia ? que o produto final ? f?cil e r?pido de montar. Todos os componentes necess?rios est?o contidos no tor?o da aeronave.?As asas batem at? duas vezes por segundo e a velocidade m?xima ? de at? 2,5 metros por segundo. O tempo total de voo de cada drone ? de at? 4 minutos e ap?s este per?odo eles precisam de 15 minutos para recarregar as baterias.

Drones que entregam encomendas em 30 minutos, isso vai dar certo? Opine no F?rum do TechTudo.

O projeto ? uma prova de conceito da eMotionSphere, e n?o h? planos para que ele seja comercializado. O objetivo a longo prazo da Festo ? demonstrar que seu sistema po

... der? ser usado para coordenar drones maiores e mais especializados, que seriam usados para tarefas log?sticas em ind?strias. O projeto tamb?m pode ser uma inspira??o para evitar acidentes de diversos ve?culos, como os t?o comuns acidentes de carros, por exemplo. Seria uma revolu??o para a tecnologia.

Confira v?deo desses drones simp?ticos em a??o:

Via Popular Science?e Festo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo