A Overwatch League (OWL) 2019 passou por mudanças na reta final da temporada. Com isso, os times e jogadores mudaram as estratégias de jogo. O FPS da Blizzard recebeu o Role Lock (limite por função) em atualização recente. O recurso força as equipes a jogarem com uma composição "2-2-2", ou seja, agora é obrigatório ter dois personagens ofensivos, dois suportes e dois tanques. A novidade veio como uma forma de acabar com a composição GOATS, que dominava o competitivo do jogo há meses. Entenda, a seguir, o impacto da função no metagame e na Overwatch League, que ficou mais disputada.

A quarta fase da OWL 2019 começou no dia 25 de julho, e os jogos da quinta semana acontecem entre 24 e 25 de agosto no Los Angeles Valiant, na Califórnia, EUA. As datas das eliminatórias ainda não foram divulgadas, mas esta é a última fase antes da grande final, que acontece no dia 29 de setembro, na cidade da Filadélfia.

Impacto do limite por função

Até a terceira fase da Overwatch League 2019, o meta GOATS era usado na maioria das partidas. Essa composição forçava os players especializados em personagens ofensivos (DPS) a jogarem com tanques ou suportes, como Zarya e Brigitte. No entanto, o rendimento do time caía, já que os DPS não atuavam na função que estavam acostumados ou ficavam na reserva.

Com o limite por função, os atletas que jogam com heróis de dano, como Tracer e Genji, podem voltar a performar melhor nas partidas. Além disso, o times podem aproveitar o meta novo para criar estratégias que usem os DPS do jogo.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Surpresas na Liga

Depois da implementação do limite por função, a OWL começou a sentir o impacto da novidade. No sábado, 3 de agosto, a Florida Mayhem enfrentou a London Spitfire. A Mayhem tinha conquistado apenas uma vitória na fase passada, enquanto a Spitfire era um dos times dominantes do campeonato e vencedor da OWL 2018. Em uma partida em que se esperava que o time de Londres ganhasse facilmente, a Florida Mayhem protagonizou um upset e levou a melhor. A Mei de Lee “BQB” Sang-bum e a Widowmaker Ha “Sayaplayer” Jeong-woo desmontaram a estratégia da Spitfire, resultando em 3-0 para a Florida Mayhem.

Já no dia 4 de agosto, a Washington Justice enfrentou a favorita Vancouver Titans. A Titans, que perdeu apenas uma partida durante toda a liga, era a cotada para vencer a Justice facilmente, que é a 19ª colocada entre todos os times. Mas nessa partida o player Corey Nigra do time de Washington não apenas carregou o jogo, como quebrou o recorde de acertos críticos de Hanzo, com 16% de precisão. A Washington Justice ganhou o jogo por 4-0.

O novo meta

Os maiores ganhadores do meta 2-2-2 da liga foram Orisa, Mei, Hanzo, Roadhog e Widowmaker. Orisa e Roadhog, combinados com as habilidades Parados! e Corrente de Gancho, é uma forma dos times assegurarem abates junto com o combo de dois snip

... ers com Hanzo e Widowmaker. Mei, por outro lado, pode ser o counter do combo Orisa e Roadhog, mas também auxiliar na defesa com sua Parede de Gelo.

Esses heróis terminaram a segunda semana da 4ª fase com os seguintes pick rates:

  • Orisa 65,5%;
  • Mei 40.2%;
  • Hanzo 34,3%;
  • Roadhog 46,9%;
  • Widowmaker 35,9%.

Via Dot Esports, OmnicMeta, Kotaku e Overwatch League



>>> Veja o artigo completo no TechTudo