O Lomotif é um editor que permite criar pequenos filmes usando fotos e vídeos do celular. O app possui uma ferramenta de edição de fácil manuseio, em que é possível adicionar músicas famosas como trilha sonora e compartilhar o resultado com os amigos. O programa, disponível para download grátis em Android e iPhone (iOS), também funciona como uma rede social que possibilita seguir pessoas para curtir e comentar suas publicações.

Os vídeos criados pelo Lomotif fazem sucesso em redes sociais como Instagram e Twitter, e mostram, em sua maioria, selfies e vídeos editados em takes curtos acompanhados por músicas famosas. No entanto, é possível gravar imagens com a câmera e fazer vídeos contínuos. Confira, a seguir, detalhes sobre o aplicativo Lomotif.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é e como funciona?

O Lomotif é um editor de vídeo que permite ao usuário publicar suas criações e assistir às publicações de outras pessoas dentro da própria plataforma, funcionando como uma rede social. É possível seguir outros usuários, curtir seus posts, compartilhar, assim como em qualquer rede online. Cada perfil tem sua foto de identificação, nome de usuário e as páginas mostram todo o acervo de vídeos já publicados, da mesma forma que no Instagram, por exemplo.

Como usar?

Depois de baixar o Lomotif, não é preciso fazer login para criar seus próprios vídeos, nem para assistir às publicações de outras pessoas. No entanto, o app exige um cadastro para publicar suas criações na plataforma.

A ferramenta de edição é fácil de usar e permite adicionar fotos e vídeos da galeria para criar um novo vídeo, fazendo uma montagem desses arquivos em sequência. O usuário pode determinar a posição de cada clipe como quiser, criando um vídeo da sua maneira. Também é permitido gravar imagens com a câmera.

Os vídeos podem ter, no máximo, 30 segundos. As produções podem ser editadas de forma elaborada, recebendo efeitos, adesivos, textos e trilhas sonoras com músicas famosas, acessadas dentro de uma biblioteca com um extenso catálogo, separado por gênero ou por popularidade. Este recurso torna as produções mais atraentes, visto que é possível escolher canções que estão em alta no momento.

O feed de publicações é dividido em duas partes: uma mostra as publicações das pessoas que o usuário segue, e outra exibe posts de pessoas aleatórias e que podem ser interessantes. A partir de então, basta curtir, comentar e seguir os perfis para interagir com outras pessoas.

Qual a diferença entre o Lomotif e outros apps?

O Lomotif pode ser comparado ao TikTok pelo formato de utilização, já que ambos permitem editar vídeos com mais recursos e possuem interface de rede social. Algumas funcionalidades, como a possibilidade de usar as músicas dos amigos nos próprios vídeos, estão presentes nas duas plataformas. O layout dos dois programas também é muito parecido, com botões e ações semelhantes, a exemplo do ato de deslizar o dedo para cima para avançar ao próximo post, e deslizar para o lado para ver o perfil do indivíduo.

A diferença está nos detalhes de edição. Enquanto no TikTok é possível usar máscaras e efeitos animados no rosto, como nos Stories do Instagram, o Lomotif foca em efeitos de edição. A função “Scratch”, por exemplo, permite ao usuário “mixar” o vídeo como quiser, de acordo com a batida de uma música, deixando a imagem mais rápida ou em câmera lenta, determinando a velocidade por meio de um controle na tela.

O Lomotif também se difere do Instagram por conta das possibilidades da edição. Enquanto no Instagram só é possível adicionar filt

... ros de cor aos vídeos, o Lomotif entrega mais possibilidades, sendo a principal delas a permissão para usar mais de um arquivo da galeria no mesmo clipe.

Músicas mais usadas

A sincronização das batidas com o corte das imagens é um recurso bastante utilizado pelos usuários do aplicativo para deixar os vídeos mais interessantes. A biblioteca do Lomotif é organizada por gêneros ou por tema musical. Os vídeos mais populares do app utilizam, em sua maioria, faixas de rap, funk e pop para embalar as imagens.

Atualmente, as músicas mais famosas no catálogo do Lomotif no Brasil são funks de diversos MCs e de cantoras como Anitta e Ludmilla, além de faixas românticas, como da banda Melim, por exemplo. A página do “Top 50” mundial mostra músicas de artistas como Chris Brown, Shawn Mendes e Ed Sheeran.

Popular nas redes sociais

Apesar de funcionar como uma rede social, o Lomotif vem fazendo sucesso fora da sua base. Os vídeos criados no app podem ser baixados para a memória do celular ou compartilhados diretamente em outras redes sociais mais famosas. Sendo assim, é comum ver clipes com a logomarca do aplicativo no Instagram e no Twitter, especialmente entre o púbico adolescente. Os vídeos que fazem mais sucesso são um apanhado de selfies e trechos de vídeos do rosto do usuário, reunidos sob batidas aceleradas.

Mesmo tendo sido criado em 2014, o Lomotif apresentou pico de buscas no Google Trends em março deste ano, e desde então vem acumulando publicações nas redes sociais. Nas lojas de aplicativo App Store e Google Play Store, o Lomotif figura entre os 30 apps grátis mais baixados.

Qual é o melhor editor de vídeos grátis? Veja no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo