A expressão “Sco Pa Tu Manaa” tem circulado em muitos feeds no Twitter e intrigado os usuários da rede social desde a última terça-feira (22). O conjunto de palavras, que geralmente acompanha fotos nostálgicas ou que fazem referência a alguma situação cotidiana, é usado como sinônimo para as perguntas “o que isso te lembra?” e “qual sua opinião sobre isso?”. A grafia incomum das palavras confundiu alguns usuários, que interpretaram a gíria como “soco para tu, mana” ou “piscou para tu, mana”.

De acordo com o Google Trends, ferramenta de monitoramento de buscas na Internet, o termo “Sco Pa Tu Manaa” teve um pico de procura na última semana, quando usuários começaram a questionar o significado e até mesmo a pronúncia da expressão.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Acontece que “Sco Pa Tu Manaa” não tem significado aparente. A expressão começou a ser utilizada em abril, na música “Daavi Ne Ba”, lançada pelo cantor ganense Kawoula Biov em parceria com o artista Patapaa, famoso por inventar palavras sem nexo em seus raps.

O trecho da canção que se refere à gíria viralizou em poucos dias, com o desafio “Skopatomana Challenge”, que consistia em tentar cantar o trecho que contém a expressão. A estrofe é cheia de palavras sem sentido que não fazem parte dos idiomas falados em Gana. O videoclipe de “Daavi Ne Ba” no YouTube soma, até o momento, mais de 780 mil visualizações.

De acordo com o site Know Your Meme, “Sco Pa Tu Manaa” é uma expressão de origem havaiana que significa “eu vou te bater”. Ao digitar o termo no Google Tradutor, porém, a ferramenta aponta outra tradução: “você vai achar interessante”.

Independente do significado de “Sco Pa Tu Manaa”, os usuários do Twitter decidiram atribuir ao conjunto de palavras um sentido próprio, transformando-o em meme. Na linguagem da rede social, a gíria pode ser traduzida como “qual sua opinião sobre isso?” ou “a que isso te remete?”. Isso explica o porquê de a frase ser retuitada com mensagens que expressam os sentimentos dos usuários sobre filmes, séri

... es, músicas, celebridades, situações do dia-a-dia, entre outros assuntos.

Confira alguns usos do meme na rede social:

Qual é a sua rede social favorita? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo