A abertura da Copa do Mundo Feminina 2019 acontece nesta sexta-feira (7), com direito a Doodle na página inicial do Google. A oitava edição do campeonato começa às 16h (horário de Brasília) na França, com partida entre o país-sede e a Coreia do Sul. A programação da Rede Globo transmitirá os jogos ao vivo, e é possível assistir à Copa do Mundo Feminina 2019 online pela Globoplay no celular ou PC.

A ilustração do Google exibe ao fundo a logo do buscador em uma textura que lembra o gramado de um campo de futebol. Em primeiro plano estão jogadoras de diferentes estilos de desenho — o Doodle é uma colagem de artes variadas, que aparecerão individualmente no site nos próximos dias.

A Copa do Mundo Feminina 2019 conta com 24 seleções participantes, divididas em seis grupos na primeira fase. O primeiro jogo da seleção brasileira será contra a Jamaica, às 10h30min do domingo (9), no estádio Stade des Alpes da cidade de Grenoble. A final do mundial ocorrerá no dia 7 de julho, às 17h, no Estádio de Lyon.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em postagem no blog oficial, o Google anunciou que, em dia de jogos, apresentará na página inicial do buscador outros Doodles com tema de futebol. As ilustrações foram pensadas por artistas mulheres dos países participantes da Copa do Mundo Feminina, semelhante à ação promovida pela empresa com o campeonato masculino no ano passado. A imagem de hoje consiste em uma colagem de diferentes elementos de cada uma das artes encomendadas.

Laura Lannes, ilustradora carioca, desenvolveu o Doodle que representará o Brasil nessa série do Google. A artista mora atualmente em Nova York, e já trabalhou com veículos estrangeiros de renome, como The New Yorker, The Guardian e The New York Times.

Outras ações do Google

Usuários de celular Android poderão acompanhar até três partidas em tempo real na tela inicial, por meio de um widget do Google. O atalho de placar estreou ano passado, com a Copa do Mundo 2018 na Rússia, e o recurso também estará disponível para fãs da edição feminina do campeonato.

É possível ficar por dentro de novidades e destaques do mundial por meio do rastreador interativo da Copa do Mundo de Futebol Feminino do Google News. Além disso, a Google Assistente também pode ajudar a se inteirar do evento em tempo real, com perguntas como "Ok, Google, quando é o próximo jogo do Br

... asil na Copa do Mundo de Futebol Feminino?".

Já o aplicativo de busca está mais completo, com linha do tempo, tabela dos jogos e estatísticas do campeonato. O usuário ainda pode assinar para receber em tempo real as atualizações da seleção.

Qual o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo