Hearthstone é o jogo de cartas online da Blizzard com download grátis para PC (Battle.net) e celulares Android e iPhone (iOS). Assim como em outros cardgames, Hearthstone depende da sorte do jogador para sacar as melhoras cartas durante a partida. O sistema que define qual será a próxima carta do deck é o "RNG" (Random Number Generator). A ferramenta está presente em diversos jogos competitivos, no entanto alguns players a consideram polêmica por se basear completamente na sorte. Entenda, a seguir, como o RNG funciona e como ele é usado no Hearthstone.

Aleatoriedade

As siglas RNG significam “Random Number Generator” em inglês. Em português, a tradução seria “Gerador de números aleatórios”. Como o próprio nome já indica, o RNG é a possibilidade de um sistema gerar números ou símbolos que não possam ser previstos anteriormente. A rolagem de dados, por exemplo, estão dentro de um sistema do tipo, já que os resultados são imprevisíveis.

Na computação, o RNG é gerado por um software e pode ser usado desde sorteios de loteria até jogos de videogame. Nestes casos, são usados algoritmos que criam as sequencias numéricas aleatórias e dão os resultados que não beneficiam um jogador em particular. Nos games, isto acontece, por exemplo, em um game no qual inimigos não jogáveis são abatidos e deixam itens no cenário. Todos os itens que caem no chão são escolhidos aleatoriamente dentre parâmetros do sistema.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

RNG no Hearthstone

Como em vários jogos de cartas fora do mundo digital, em Hearthstone é preciso de sorte além de conhecimento e estratégia. A imprevisibilidade começa logo no começo, quando as cartas são sacadas do baralho. Mesmo possuindo um bom deck, o jogador não pode controlar a ordem em que as cartas vão para a mão dele. Além da compra randômica, as próprias cartas possuem efeitos com algum tipo de aleatoriedade.

“Yogg Saron, Fim da Esperança” é provavelmente a carta mais conhecida quando se fala em acaso no jogo. Responsável por virar jogos praticamente ganhos, ela lançava feitiços aleatórios para cada feitiço que o jogador havia lançado na partida. Depois de muitas reclamações, a Blizzard nerfou a carta em 2016.

Atualmente, um dos cards que possui esse efeito imprevisível é o “Malabarista de Facas”. Ele causa um de dano a um inimigo aleatório depois da evocação de um lacaio. Não é raro assistir a um jogo em que ele acaba acertando a única carta do inimigo que tem somente um de vida. Em relação a classe de heróis, uma das que possui a maior aleatoriedade são os Xamãs. O poder Convocação Totêmica invoca um Totem randômico, que pode ser um lacaio, por exemplo.

Esse efeito de aleatoriedade prese

... nte em Hearthstone gera polêmica entre os jogadores. É muito comum encontrar em fóruns do game pessoas dizendo que a imprevisibilidade é um fator que poderia ser diminuído ou até mesmo retirado. Também existem debates sobre como esse sistema pode prejudicar o cenário competitivo. A argumento utilizado neste último caso é que jogadores menos preparados podem ganhar de grandes competidores por causa de questões imprevisíveis.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo