Termos como "upset" e "underdog" são comuns na cena competitiva de jogos como League of Legends (LoL), Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), DotA 2 e Overwatch. Um "upset" acontece quando um time favorito perde para o seu adversário mais fraco: é a famosa "zebra". A equipe tida como inferior é chamada de “underdog” (termo que pode ser traduzido para o português como "azarão"). Relembre, a seguir, cinco competições marcadas por zebras.

CS:GO - FACEIT 2015 Stage 3 Finals at DreamHack Open Winter 2015

A line up brasileira da Luminosity Gaming vinha de uma série de derrotas durante a fase de grupos do FACEIT 2015 Stage 3 Finals at DreamHack Open Winter 2015. A equipe de Gabriel "FalleN" Toledo ainda enfrentaria os melhores times da competição: Fnatic, Ninjas in Pyjamas e EnVyUs. Após perder para a Fnatic por 0-16, a LG precisava vencer a EnVyUs para seguir na competição.

Em uma série melhor de três (MD3), os brasileiros venceram na Mirage por 16-6 e asseguraram a vitória com um jogo acirrado na Inferno, levando o mapa por 16-11. O upset foi maior porque além de vencer a EnVyUs, um dos favoritos do torneio, os brasileiros chegaram na grande final, conquistando o vice-campeonato.

DotA 2 – Major de Kiev 2017

O Major de Kiev foi marcado pela primeira participação de um time brasileiro. Durante as oitavas de final, os players da SG e-sports enfrentaram os europeus da Team Secret, em uma MD3. Até então, a Secret estava invicta na competição e era considerada favorita ao troféu.

Após cair no primeiro jogo para os europeus, os brasileiros da SG pegaram seus oponentes de surpresa, vencendo a segunda partida em 40 minutos. Depois, mostraram que eram os melhores da série e levaram o terceiro jogo. Ao eliminar a Team Secret, que já contava com títulos de Major em seu currículo, a SG e-sports fez história como underdog em seu primeiro torneio internacional importante.

Overwatch – Primeira fase da Overwatch League 2019

Na segunda semana da primeira fase da Overwatch League 2019, a Shanghai Dragons enfrentou a Boston Uprising e emplacou um upset. A Dragons passava por uma série de 42 derrotas desde a primeira fase da competição em 2018. Já a Uprising conquistou o vice-campeonato na terceira fase de 2018. Porém, alguns dias antes do torneio começar, a Dragons contratou o jogador Young-jin “Gamsu” Noh, que jogava pela Boston Uprising.

Mesmo com pouco tempo de prática, Gamsu foi o líder que a Shanghai Dragons precisava. Usando personagens como Widowmaker, Pharah e Sombra, a Shanghai Dragons soube vencer a estratégia GOATS usada pela Uprising e alcançou sua primeira vitória por 3-1.

LoL – CBLoL 2019 Primeiro Split

A grande final do primeiro split do CBLoL 2019 foi decidida entre INTZ e Flamengo eSports. A equipe rubro-negra havia mostrado bons resultados, conquistando o vice-campeonato do segundo split do CBLoL 2018, enquanto a INTZ havia ficado em sétimo lugar. Na primeira etapa de 2019, o Flamengo manteve o bom rendimento e terminou a fase de pontos em primeiro lugar com 20 vitórias e apenas uma derrota, sendo considerado favorito para ganhar a competição e representar o Brasil no Mid-Season Invitational 2019.

Na disputa final, o Flamengo começou ab

... rindo a vantagem com uma vitória sobre os Intrépidos. Porém, a equipe de Felipe "brTT" Gonçalves perdeu o controle da série e foi derrotada pela INTZ na segunda partida. A série melgo de cinco (MD5) foi para o quinto jogo, e o Flamengo não conseguiu parar a pick de Kayle top da INTZ, perdendo o título da competição mais uma vez. Os Intrépidos foram protagonistas neste upset, surpreendendo fãs e comentaristas de LoL e derrubando o grande favorito do torneio.

Via Dot Esports, Forbes, Win.gg e SporTV



>>> Veja o artigo completo no TechTudo